Juntar Natal e Ásia na mesma frase não faz muito sentido, mas esta não deixa de ser uma época de celebração no Oriente e, consequentemente, na taberna mais asiática de Lisboa. Em dezembro, o Soão recebe o Dongzhi Festival, com um menu especial para celebrar o Solstício de Inverno.
O Hotel Casino Chaves recebe, em dois fins de semana, de 22 a 23 e de 29 a 30 de novembro, o Festival da Francesinha, um evento dedicado aos apreciadores deste prato típico do norte.
Até 17 de novembro, Ílhavo acolhe uma grande festa dos comeres do mar, o Festival Gastronomia de Bordo. Dezanove restaurantes apresentam a cozinha tradicional e bacalhoeira.
Centenas de cervejas de Portugal e do mundo, à venda em território nacional, vão estar à prova, em Lisboa, na primeira edição do “Paixão Pela Cerveja Awards & Beer Party”. A festa, a 16 de novembro, apresenta os prémios “Excelência” e “Prestígio” e as Beer Masterclasses.
A aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, volta a receber de 15 a 17 de novembro, o “Míscaros - Festival do Cogumelo”. Uma iniciativa que reúne 60 tasquinhas nas ruas da localidade. Uma festa com gastronomia, live cookings, passeios micológicos, exposições e muita animação.
Ao seus O Talho, A Cevicheria e O Asiático, o chefe de cozinha Kiko Martins, junta este mês de novembro um novo restaurante. Desta feita, a viagem faz-se até ao Brasil, com O Boteco. Um regresso às origens. Kiko nasceu no Rio de Janeiro.
Depois de a 1 de novembro oferecer pasteis de nata vegan, a Pastelaria Batalha volta às ofertas, a 9 e 10 de novembro, desta feita com as bolas de Berlim.
Já é possível “ler” a primeira temporada de “Doces do Ofício”. O programa do 24 Kitchen, conduzido pelo chefe de pastelaria Francisco Moreira, chega agora aos livros, com o mesmo nome. Inclui todas as receitas e vídeos com explicações passo-a-passo. Com lançamento a 12 de novembro.
O Hotel Cascais Miragem comemora o tradicional Dia de São Martinho com um menu de jantar comemorativo feito à medida da ocasião, numa reinterpretação dos ingredientes típicos do outono, como a castanha, o marmelo, os cogumelos, as nozes e a jeropiga.
De 12 a 17 de novembro, o restaurante O Frade, em Belém, propõe um programa de São Martinho rico em tradição e gastronomia. Com pratos especiais e um workshop de vinho de talha, o magusto festeja-se segundo as tradições alentejanas.
A 9 de novembro, a aldeia do Sabugueiro, na vertente norte da Serra da Estrela, revive uma tradição local, a Noite das Caçoilas. A mais de mil metros de altitude, a população e os visitantes reúnem-se em torno do forno comunitário, palco para comeres que revisitam a mesa local.
O Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, acolhe uma vez mais, de 14 a 17 de novembro, uma das mais doces mostras de doçaria nacional e internacional.
A harmonização entre vinho e queijo é um clássico. Com vinho do Porto não será tão óbvia, mas para isso contamos com os especialistas. Estes, vão marcar presença, a 11 de novembro, no Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no decorrer de uma prova de queijos portugueses e Portos.
Denomina-se Alle Wine a startup portuguesa que apresenta uma aplicação móvel capaz de integrar toda a experiência enoturística nacional numa única app. A aplicação que se destina aos enoturismos e aos enoturistas mereceu apresentação na Web Summit, em Lisboa.
Depois de em junho último, o site de viagens Big Seven Travel incluir a Francesinha do portuense Café Santiago entre as sanduíches épicas da Europa, já este novembro elege-a como uma das 50 melhores do mundo.
Entre tantos estilos de cerveja e queijos diferentes, como é que se podem encontrar as combinações mais saborosas? A resposta vai ser dada a 23 de novembro, num workshop na Super Bock Casa da Cerveja, em Matosinhos.
Para comemorar os cinco anos de existência, a dupla enigmática do digital, o Casal Mistério, acaba de lançar um novo livro. Fazem-no em grande, com 99 receitas. Juntam-lhes mais 16, as que os chefes de cozinha fazem em casa.
O Moscatel de Setúbal vai aromatizar as ementas de 24 estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela, que participam em dois fins de semana gastronómicos, de 8 a 10 e de 15 a 17 de novembro.
A 28.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado, em Borba, no distrito de Évora, com a participação de 85 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, divulgou hoje a câmara municipal.
Valpaços, na terra fria transmontana, faz as honras a um dos produtos mais emblemáticos da região, a castanha, organizando uma feira de 8 a 10 de novembro. Em mostra e prova, vai estar um bolo com 600 quilos.
A 16 de novembro o Porto acolhe mais uma edição do evento vínico Enóphilo Wine Fest Porto. Reunidos estarão 30 produtores nacionais, com mais de 300 vinhos à prova. Em destaque a mostra de aguardentes “Velhíssimas”.
O chocolate vai ser o ingrediente principal das propostas que chefes de cozinha vão confecionar durante os três dias da Feira de Chocolate. A iniciativa decorre em Grândola, de 8 a 10 de novembro, no Parque de Feiras e Exposições.
De 9 a 11 de novembro, o mundo do vinho estará reunido em Lisboa. O Encontro com Vinhos junta mais de 3 mil referências portuguesas e internacionais. Isto num programa com 50 ações com especialistas, não faltando provas inusuais, como “Os Indiana Jones das Vinhas Portuguesas”.
A 7 de novembro, cascais recebe uma noite com um jantar especial. O chefe de cozinha Miguel Laffan, à frente do Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante, recebe o colega brasileiro Álvaro André, do restaurante Tasca do Filho da Mãe, na Barra, no Rio de Janeiro. Juntos protagonizarão um serão de