A 20 de novembro último aquando do anúncio das estrelas Michelin atribuídas a restaurantes lusos, tal como aconteceu consecutivamente nos últimos sete anos (com algumas interrupções recebeu a estrela por 26 vezes), o São Gabriel viu revalidada a sua estrela. Menos de 48 horas depois do anúncio sabemos que, para além das três perdas de estrelas confirmadas há dois dias (Henrique Leis, L'And Vineyards e Willie's), uma quarta estrela é subtraída ao firmamento Michelin português. O restaurante São Gabriel, depois de 30 anos de funcionamento, encerrou portas.

Em declarações ao semanário Expresso, Leonel Pereira, o homem que nos últimos anos tem comandado a cozinha do São Gabriel, confirmou o encerramento do restaurante, alegadamente devido “à venda do edifício a um novo investidor”.

No espaço ocupado atualmente pelo restaurante São Gabriel deverá abrir um conceito gastronómico diferente, lemos na edição online do semanário, também adiantando que Leonel Pereira vai migrar a sua cozinha para um novo espaço onde fará uma carta inspirada nos pratos que apresentou no restaurante que agora encerra.

Nas suas redes sociais Leonel Pereira confirma o sucedido: “Em meu nome e do meu partner Delfim João, queremos agradecer em primeiro lugar, a toda a nossa equipa por mais um ano de renovação da estrela. Aos nossos (fiéis) clientes que incansavelmente, nos seguiram ao longo destes sete anos”.

leonel pereira
Leonel Pereira ainda no restaurante São Gabriel. créditos: Leonel Pereira

Prossegue o chefe de cozinha ao informar que “o restaurante São Gabriel foi vendido. Como tal, chegou ao fim de uma existência de 30 anos como fine dinning onde 26 deles foram estrelados! Já na próxima estação, abrirá com nova gerência, onde o conceito (segundo a informação dos novos proprietários) será asiático e sem ambição de estrelas. A eles, desejamos as maiores felicidades e sucesso profissional para esta caminhada que vão iniciar”.

A terminar, Leonel Pereira sublinha, para si, “novidades antes do próximo verão!. Iremos abrir o já apresentado “CHEK-in Faro” em finais de Janeiro.

Leonel Pereira, algarvio, nasceu em Martinlongo (Alcoutim). Na sua formação enquanto profissional destaque para a Academia Alain Ducasse, Le Nôtre e Institute of Culinary Arts. Em Portugal, contam no seu currículo, restaurantes de hotéis nacionais e no estrangeiro como o Atlantis Vila Moura, Hotel Quinta do lago (Oriente Express) Niko París, Cipriani Veneza Itália, Alexandra Palace, na Suíça.

Foi, ainda, chefe executivo do Hotel Sheraton Lisboa & SPA, no restaurante Panorama.

Em 2013 ingressou no restaurante São Gabriel, mantendo-se fiel à matriz dos produtos e cozinha algarvia.

Recorde-se que no campeonato português do guia Michelin para 2020, contamos, agora com quatro novas estrelas para a restauração nacional. Temos agora sete restaurantes com duas estrelas, 20 com uma estrela.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.