Criado em 1990, o Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) funciona como uma montra da cozinha e gastronomia portuguesas.

Para celebrar as três décadas, o concurso CCA 2019 acontece dia 27 de novembro na Alfândega do Porto, a partir das 9h30 da manhã. Os seis finalistas a concurso irão cozinhar uma entrada, um prato peixe, um prato carne, um prato tradicional de tacho e uma sobremesa.

Conheça os 6 finalistas:

Às 17 horas, faz-se a apresentação do documentário “30 - O Chefe Cozinheiro do Ano e a Cozinha em Por tugal”, realizado ao longo do último ano e que resume o papel destes 30 anos de CCA com testemunhos de grande par te dos vencedores. E a partir das 18h30 será anunciado o Chefe Cozinheiro do Ano 2019 na festa de encerramento.

Ao longo de 30 anos passaram pelo CCA praticamente todos os cozinheiros portugueses, como concorrentes ou júri, e este evento foi durante décadas um ponto de encontro de chefes e cozinheiros, uma forma ou de conhecerem o trabalho dos seus pares ou de serem avaliados por estes.

Na lista de vencedores do concurso, constam nomes cujas carreiras estão hoje bem sólidas, como Henrique Sá Pessoa (2005), João Rodrigues (2007), Vítor Matos (2003), António Loureiro (2014) e Luís Gaspar (2017). Em 2018 o vencedor foi Fernando Cardoso, do restaurante Feitoria, no Altis Belém.

O concurso é aberto ao público e para assistir gratuitamente só tem de se inscrever aqui.

A lista completa dos vencedores do CCA pode ser vista em chefecozinheirodoano.etaste.pt.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.