No ano em que conquista a primeira estrela Michelin para o restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, o chefe de cozinha Diogo Rocha chega aos escaparates com um livro que revela uma sua paixão antiga, os queijos. “Queijaria do Chef. Guia de Queijos Portugueses” tem fotografia de Mário Ambrózio.
A 1 de dezembro, coincidindo com a inauguração das festas de Natal na cidade da Covilhã, o município oferece a toda a população e visitantes um bolo de proporções generosas. Terá 60 metros de comprimento.
Neste outono, com o inverno à porta, o chefe de cozinha Hermínio Costa propõe, à mesa do restaurante Egoísta, um conjunto de opções com pratos reconfortantes. Da nova carta fazem parte criações inspiradas nas cores da época, privilegiando a ligação que o restaurante tem com o mar, e a relação de pro
Por 26 vezes o restaurante São Gabriel, no Algarve, viu ser-lhe atribuída a estrela Michelin. Agora, dois dias depois de ter visto revalidada a estrela, chega o anúncio do encerramento daquele estabelecimento na Quinta do Lago. Leonel Pereira ruma a um novo projeto. Para o São Gabriel está preparado
Dom Rodrigo, queijinhos de figo, morgados, a doçaria com sabor a sul de Portugal é rica, bem-parecida e feita por mãos encarregues de trabalho primoroso. De figos e amêndoas nascem pitéus intemporais. Um património que a iniciativa Mar D´Estórias aqui nos traz.
Da jornalista sueca de lifestyle e moda Maria Ahlgren, chega aos escaparates nacionais “Beauty Food”, um livro que promete ajudar a combater os sabotadores quotidianos da beleza. Isto através da comida que levamos às nossas mesas.
A nova garrafeira Wines By Heart, em Lisboa, abre a época da Trufa Branca e apresenta um menu especial até ao final de novembro. Criados pelo chefe de cozinha Rodrigo Osório, os vários pratos, da entrada à sobremesa, têm como protagonista a trufa branca a harmonizar com os vinhos.
Em declarações exclusivas ao Modern Life/SAPO Lifestyle, o cozinheiro, empresário, professor e consultor, uma das grandes referências da gastronomia nacional, aponta o dedo aos avaliadores. "Eles não sabem, não conhecem", critica.
Quando os chefes com estrela Michelin se sentam à mesa de um restaurante português sem estrelas o que se passará? Uma pergunta que será respondida nos 25 episódios do novo programa da RTP “Mesa portuguesa com estrelas com certeza”. Estreia a 27 de novembro.
Henrique Sá Pessoa, José Avillez, João Rodrigues, Alexandre Silva, Diogo Rocha, Rui Paula, estão entre os chefes que viram os seus restaurantes distinguidos na gala Michelin, a manifestarem-se nas redes sociais. Agradecimentos à equipa, aos clientes e dever cumprido, dão o tom geral.
Foi uma mão cheia de estrelas para os restaurantes portugueses. Estas foram as reações dos chefes pós gala de anúncio das estrelas Michelin para o Guia de 2020.
Na noite sevilhana de 20 de novembro, o chefe de cozinha Rui Paula quis falar em português ao subir ao palco para receber a sua segunda estrela Michelin. Na Andaluzia, o timoneiro do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, homenageou a sua equipa e o produto nacional.
Quando em julho deste ano, o chefe de cozinha Henrique Leis, alegando pressão e cansaço, afirmou querer abdicar da estrela Michelin, deu voz pública a uma realidade que já tocou a muitos outros pares de profissão. Custos, pouca liberdade criativa, ansiedade, são alguns dos argumentos que nos últimos
Martín Berasategui superou hoje o seu próprio recorde, alcançando as 12 estrelas Michelin, com a conquista de duas novas estrelas no Guia Espanha e Portugal 2020, que atribuiu o galardão máximo a um restaurante na Cantábria.
Na Gala Michelin realizada em Sevilha, Portugal brilhou com quatro novas estrelas para a restauração nacional. Temos agora sete restaurantes com duas estrelas, 20 com uma estrela. No campeonato das perdas, três restaurantes abandonam as estrelas, Henrique Leis, L'And Vineyards e Willie's.
A produção de tomate deverá estar ao nível "das melhores de sempre” e a de vinho manter-se na comparação com a vindima anterior, embora tenha diminuído no Ribatejo e Oeste, Alentejo e Algarve, estimou hoje o INE.
A linha de monocastas produzidos pela Adega Mãe em Ventosa, Torres Vedras, acolheu mais uma referência, desta vez um Touriga Franca. A estreia foi um bom pretexto para provar as mais recentes colheitas da já extensa linha de varietais da casa e o novo Dory Reserva tinto 2016, que inclui também, pela
A 28 de novembro, Miguel Laffan, chefe de cozinha do restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, vai preparar um menu de degustação em torno do bacalhau, dando mostra da versatilidade deste peixe.
A Michelin desvenda hoje à noite, numa cerimónia em Sevilha, quais os restaurantes de Portugal e Espanha que distinguirá no guia de 2020, que já garantiu que será "um ano excecional" para a gastronomia ibérica.
A poucas horas do anúncio dos estabelecimentos de restauração que integram o "Guia Michelin Espanha e Portugal 2020", o chef Luís Mourão, que desenvolveu dois menus de degustação ambiciosos, está expectante. Mário Custódio também.
A família Serrano Mira abre os portões da Casa da Tapada, propriedade vinhateira, em Amares, Braga, para receber os participantes e dar o toque de partida da 4.ª edição do Amares Trail. A prova, agendada para 24 de novembro, coincide com uma mostra gastronómica em torno das papas de sarrabulho.
Mais postos de trabalho, equipas mais coesas, maior confiança para inovar e aumento da procura são algumas das mudanças relatadas pelos ‘chefs’ dos três restaurantes portugueses que há um ano receberam a primeira estrela do Guia Michelin.
O pão de cerveja é o mais recente protagonista da nova padaria do chefe de cozinha Vítor Sobral e do mestre padeiro Mário Rolando, que juntaram dois alimentos milenares para fazerem um pão de sabor português.