Depois de seis anos a promover as carnes do boi velho, há um novo protagonista nas Jornadas Gastronómicas do Vinum Restaurant & Wine Bar, localizado nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. Pela primeira vez, o peixe é a estrela principal de um menu desenhado especialmente para a ocasião, com o objetivo de recuperar os produtos da cozinha do Norte de Portugal.
Da carne para o peixe, o menu criado para as primeiras Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico tem como convidado principal o tamboril selvagem, uma espécie de época, que está na sua plenitude de gorduras e tamanho.
À cozinha do VINUM chegam apenas exemplares com mais de 3,5 kg, para a preparação na parrilla, a grelha de design basco. O Tamboril é depois servido em peças inteiras, para partilhar, acompanhado com uma Salada de alface e cebolinho e os característicos Pimentos de Piquillo assados.
Ainda antes deste prato principal, as boas-vindas são dadas com uma seleção de Conservas de peixe de Matosinhos, numa homenagem à tradicional indústria conserveira do Norte de Portugal, e uma Cavala marinada no momento. Segue-se um guisado de bacalhau e amêijoas com feijão-branco. No final, uma seleção de queijos regionais e as já clássicas Trufas de Chocolate completam o menu.
Apesar de ser novidade nas Jornadas Gastronómicas, o peixe fresco na parrilla é presença habitual na carta do VINUM, que mantém o compromisso de servir pescado selvagem (nunca de viveiros) e da costa portuguesa.
O fornecedor é o Mercado de Matosinhos, que se abastece em todas as lotas do país. Há espécies incontornáveis para o restaurante: Salmonete, rodovalho, linguado, robalo, goraz, pescada e, claro, tamboril são servidos sempre de acordo com a época e a disponibilidade que a natureza permite.
O menu criado para as primeiras Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico estará disponível diariamente, até dia 15 de dezembro, ao almoço e ao jantar, nos horários do restaurante, entre as 12h30 e as 16h00 e as 19h30 e as 24h00.
Comentários