Justa Nobre, Vítor Sobral, João Rodrigues e Henrique Sá Pessoa são os chefs do grande momento gastronómico do ano, que se realiza no dia 11 de novembro, no Convento do Beato.
São comercializados em fresco, desidratados ou em conservas. Decidido o tipo de cogumelo que queremos cozinhar, basta recorrer a alguma imaginação gastronómica para o levar à mesa. Faz excelentes entradas, cremes e acompanha pratos principais. As suas características exigem, contudo, alguns cuidados
Sal de pele de tomate, extrato de limão, manteiga de alho preto, são apenas 3 exemplos dos muitos temperos caseiros originais que pode produzir. Carnes, peixes, saladas e mesmo doces agradecem.
O cenário é frequente: enfrentamos a embalagem de iogurte natural sem vontade de lá meter a colher. Falta-lhe cor, sabor, mas impõe a dieta acrescentar este alimento à refeição. Saiba que há ingredientes que, em segundos, trazem uma nova dimensão ao iogurte. E são ótimos.
O outono chega ainda disfarçado de verão. Não invalida que possamos alterar a ementa no que a saladas respeita. Estas, apesar de mornas, fazem uma boa transição entre a estação mais quente e a da queda da folha.
Muitas pessoas ainda têm alguma relutância em utilizá-las mas, além de tornarem as suas receitas mais aromáticas, têm ainda benefícios para a saúde. Saiba quais são!
Eva deu-a a maçã a Adão, Guilherme Tell acertou-lhe com uma flecha, a bruxa maléfica envenenou-a. Há milénios que as maçãs têm alimentado o nosso imaginário e, também, as nossas mesas. Neste caso com receitas que fogem ao clássico.
A produção das adegas nacionais continua, ano após ano, a dar origem a néctares de excelência. Eis alguns dos que aconselhamos a ter debaixo de olho e a fazer descer pela garganta ao longo do ano.
Receitas ligeiras ganham uma nova dimensão com molhos de iogurte. Alguns de inspiração oriental, outros adaptando receitas base. Todos eles garantem sabor acrescido à mesa.
Uma melancia a custar 5 mil euros ou um melão a 11 mil são alguns dos alimentos que vai encontrar nesta galeria repleta de preços exorbitantes. Dê uma vista de olhos.
Suculenta, doce, rica em água, a melancia tem sobre o organismo um efeito hidratante. Estas receitas exploram essas características, combinando esta fruta com outros alimentos.
Chama-se Chutnify e abriu na Travessa da Palmeira, no Príncipe Real, em Lisboa. Este novo restaurante promete oferecer cozinha indiana autêntica: fresca, saudável e repleta de sabores, num ambiente divertido, despretensioso e moderno.
Figo fresco é fruta desta estação do ano. E como é bom quando racha de maduro e emana um odor doce. Um ingrediente soberbo para receitas gulosas, mas também em saladas e bruschetta de inspiração estival.
Foi divulgada a lista com as tapas vencedoras da 9ª Edição da Rota de Tapas, da Estrella Damm que se realizou em maio e junho últimos. As oito magníficas foram eleitas pelo público e por um júri entre 110 petiscos, em quatro cidades
Mesa que inclua petisco tem de casar com um bom jarro de sangria. Todos temos a nossa receita “infalível”. Não pondo em causa os dotes pessoais para preparar uma boa dose de sangria, gostaríamos de juntar algumas sugestões.
O verão é a estação do ano que melhor combina com gelados! Para que não perca nem um, mostramos quais os melhores sítios de norte a sul do país para se deliciar.
Com os sumarentos, deliciosos e tão estivais pêssegos produzimos sobremesas, doces e batidos que não carecem de muito açúcar, antes fazendo uso daquele que naturalmente existe na fruta.
Estima-se que a cada segundo os Estados Unidos consumam mais de 300 pizas. Aqui, não vamos tão longe e o que propomos são 7 variações sobre o tema piza. Para fazer em casa e comer sem a voragem americana.
É uso dizer-se que as conversas são como as cerejas. Uma dá sempre azo a outra. Neste caso e porque não queremos que fique sem argumentos à mesa, trazemos-lhe 10 deliciosas receitas. Há sobremesas, sumos, snacks e até um gaspacho.
Por falta de tempo, de imaginação gastronómica ou de paciência, tendemos a cair naqueles clássicos dos acompanhamentos insípidos e que não acrescentam valor aos pratos. Aqui, sugerimos 10 caminhos para a mudança.
Não há como negar o amor do português à sardinha assada. Sem atraiçoar essa afeição podemos servir este luso peixe de outras formas apelativas e saborosas. Ficam, aqui, as sugestões.
Fresco, frescura, fresquinho, sejam quais forem as palavras que usemos para definir a procura de alimentos que apaziguem o calor, a imagem de um gelado é incontornável. Estes gelados, caseiros e com pauzinho, garantem-nos um prazer guloso mas com poucas culpas.
Estas são receitas para crianças a partir dos 12 meses. Das sopas, aos principais e sobremesas têm um objetivo: levar os mais pequenos a ingerir pratos ricos em nutrientes e com um toque cuidado. Os olhos também comem e, com as crianças, sabemos que assim é.
Já imaginou a quantidade de ingredientes que pode combinar e recombinar numa simples taça de sobremesa. Aquilo que propomos não são doces, são opções mais saudáveis, com iogurtes, frutos frescos e secos, cereais, granolas.