Com o verão, os piqueniques são uma agradável oportunidade de convívio familiar e entre amigos. Há, no entanto, que respeitar alguns princípios de higiene, tratamento e conservação dos alimentos. Para que tudo corra bem.
O azeite é a gordura mais saudável do mundo, podendo substituir com vantagem margarinas, manteigas, banhas e óleos. Conheça as melhores utilizações para cada tipo de azeite, segundo Teresa Zacarias, da Casa do Azeite.
A batata é rica em vitamina B12, responsável por muitas reacções enzimáticas no organismo, produção de material genético das células e metabolismo do ácido fólico, além de fundamental para o funcionamento do sistema neurocentral e do humor. Saiba como escolher e conservar, seguindo as dicas da campa
As dicas da campanha "Comer bem É Mais Barato" para conservar leguminosas secas, frescas ou de conserva, como feijão, ervilhas, lentilhas, grão ou favas.
Saber identificar aqueles que são para cozinhar e para degustar. Os segredos na forma como se cozinham. Perceber a cor e o sabor. Dicas para entrar no mundo dos presuntos.
Para não ter que ir pondo pitada a pitada até acertar (ou até se enganar...), eis uma cábula para cozinheiros com muita vontade de temperar adequadamente… mas que revelam algum desacerto de mão no que ao sal diz respeito.
O vinho e o queijo são como um casal eterno de harmonia. Quando se pensa num deles imediatamente, pleno de ciúmes, aparece o outro à liça. Suscitam muitas paixões, momentos de prazer instintivo e de confortável apego às papilas gustativas, deixando sabores de sempre e abertos a novos descobertas…
A evolução neste campo tem vindo a ser significativa e por isso são cada vez mais os utensílios criados a pensar nas muitas e variadas texturas do queijo, sejam elas duras, untuosas, fundidas, moles, prensadas ou cremosas.
O crudivorismo, internacionalmente conhecido como raw food diet, conquista cada vez mais adeptos. Em Portugal, já há workshops com conselhos e receitas crudívoras.
Não é arte, é técnica. Um bom risotto obedece a alguns passos fundamentais. Seguindo estas dicas tem o sucesso, quase, garantido. Há que contar, também, com a inspiração.
Do laboratório para a cozinha a distância pode ser muito curta. Falar da ciência dos alimentos é, no fundo, falar da sua natureza e a forma de melhorar a experiência gastronómica.
A torra do café é fundamental para se alcançar o resultado desejado. Durante este processo, o grão “verde” do café aumenta quase para o dobro do seu tamanho e muda de cor (vai escurecendo até ficar castanho quase negro, proporcionalmente ao tempo e intensidade da torra).