O manjericão é da mesma família que a hortelã e é um dos ingredientes principais do pesto, além de ficar bem em sopas, massas e outro tipo de pratos. Na medicina tradicional, é usado para tratar enjoos, problemas respiratórios e reumatismo.

A primavera é a estação indicada para cultivar em casa. Escolha o peitoril de uma janela ou a varanda, com bastante exposição direta ao sol, num vaso com terra em boas condições. Regue uma vez por semana, garantindo boa drenagem da água. Pode usar fertilizante a cada 4 ou 6 semanas.

Para cuidar desta pequena planta, deve evitar as ervas daninhas e podar periodicamente, para obter maior rendimento.

Quando precisar, é só cortar umas folhas frescas e temperar os seus cozinhados. Pode também secar ou congelar as folhas para utilização fora de época.

Para secar, guarde os ramos com as folhas viradas para baixo, num ambiente quente e seco, durante uma semana. Depois, separe as folhas dos ramos e armazene num frasco hermético, em local afastado de fontes de calor e luz.

Para congelar, guarde algumas folhas em pequenos sacos plásticos e reserve no compartimento do gelo, com umas gotas de água por cima.

 

Adaptado de Plantar Portugal

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.