A pandemia de covid-19 que assola o mundo está a obrigar muita gente a mudar de hábitos. O isolamento social que o novo coronavírus impôs obriga muitos dos que faziam as refeições fora habitualmente a terem de passar mais tempo em frente dos tachos e das panelas para as confecionar. Na hora de o fazer, inúmeros veem-se, contudo, sem ideias. Também é o seu caso? Se respondeu afirmativamente, não se preocupe. Temos a solução para si. Experimente!

1. Frango com legumes e espuma à chef

Apesar do nome pomposo, não implica grande dificuldade, pelo que até os mais inexperientes a podem confecionar facilmente. Esta deliciosa e tentadora sugestão do chef Chakall, um reputado cozinheiro argentino que reside em Portugal, é económica, muito versátil e fácil de preparar em casa. Tem ainda a vantagem de ser perfeita para quem se preocupa com a saúde e/ou anda a tentar perder peso. Em vez do frango, para variar, pode usar bifes de peru.

Frango com legumes e espuma à chef
Frango com legumes e espuma à chef
Ver receita completa

2. Empadão de carne com chouriço à antiga

Reconfortante, saborosa e nutritiva, esta receita, também ela fácil de preparar, remete para os paladares e para as confeções gastronómicas de (outros) tempos em que ainda havia disponibilidade para desfrutar tranquilamente do prazer de cozinhar. Para lhe simplificar a vida, em vez de preparar o puré de batata como as avós de antigamente faziam, pode recorrer a flocos de batata instantâneos. Pode usar esta receita como base para outros empadões.

Empadão de carne com chouriço à antiga
Empadão de carne com chouriço à antiga
Ver receita completa

3. Tarte de tomate e curgete

A versatilidade desta quiche é um dos seus trunfos. Ideal para um piquenique improvisado na varanda ou no terraço ou para uma refeição mais leve em família, pode ser servida com uma salada de rúcula ou de alface e pimentos grelhados. Para um sabor ainda mais requintado, polvilhe a tarte com 50 gramas de amêndoas lascadas sensivelmente a meio da cozedura. Se não resiste a este tipo de confeções gastronómicas, tem de experimentar esta!

Tarte de tomate e curgete
Tarte de tomate e curgete
Ver receita completa

4. Lasanha de carne que não precisa de ir ao forno

Para além de ser mais fácil e mais rápida de preparar, também é menos calórica e mais nutritiva do que a versão tradicional, o que é uma vantagem num contexto de isolamento social que torna as pessoas mais sedentárias. Uma receita de inspiração italiana que se faz num ápice e que vai agradar, seguramente, a toda a família. Pode prepará-la com carne de aves ou até com sobras de carne de outros cozinhados, rentabilizando assim a sua utilização.

5. Salmão com puré sobre cama de vegetais e frutos secos

Mais sofisticada do que as propostas anteriores, ainda que igualmente fácil de preparar, é uma alternativa a considerar para uma refeição especial. Uma especialidade que, bem empratada, parece saída diretamente da cozinha de um grande chef, apesar de ter a vantagem de ser muito rápida e simples de confecionar. Um prato de peixe, delicioso e nutritivo, que vai surpreender. Pode usar lombos de salmão congelados sem qualquer problema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.