As suas flores brancas exalam um perfume intenso e irresistível. O jasmim pode ser usado para a cobertura de treliças, de redes, de pérgulas ou ainda de paredes. Saiba quais são as variedades mais comuns e os cuidados que deve ter com elas.
O recurso a material vegetal nativo é uma opção viável e (mais) económica, uma vez que permite a criação de espaços conectados à paisagem e, sobretudo, de baixa manutenção, o que é uma mais-valia. As recomendações da arquiteta paisagista Joana Silveira.
A matéria resultante do processo de decomposição de resíduos verdes e de lixo orgânico é um excelente fertilizante natural para as suas plantas. Saiba o que (não) deve usar, quais os cuidados a ter e os passos que deve seguir para o conseguir produzir facilmente.
Ao contrário do que muita gente poderá pensar, não são árvores anãs nem tão pouco variedades botânicas geneticamente modificadas. Saiba como é que se desenvolvem e o que é que é preciso fazer para conseguir exemplares que enchem o olho.
Há quem garanta que sim mas também são muitos os que desconfiam das propriedades destes resíduos. Teresa Chambel, arquiteta paisagista, blogger, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins, responde a esta pergunta.
Está na origem das manchas escuras nos tecidos que envolvem o colo e nas raízes mais superficiais. Pertence à classe das oomycetes, da família das pythiaceae. Saiba como combater aquele que é um dos responsáveis pelo apodrecimento da raiz das plantas.
Estão cada vez mais presentes no dia a dia gastronómico do cidadão comum, são saudáveis e mais nutritivos e, garante quem já experimentou, muito fáceis de cultivar. São o melhor da semente e da planta. Gostava de experimentar? Veja como proceder!
Há quem afirme que se desenvolvem melhor se estiverem em vasos virados para sul, os que se recusam a tê-las nos quartos com medo que lhe roubem o oxigénio durante a noite e ainda aqueles que estão convencidos que é preciso fertilizá-las muitas vezes.
As correntes de ar mais violentas podem danificar caules, folhas e flores. Proteja as espécies botânicas que cultiva e evite as quedas desnecessárias. Descubra algumas das várias possibilidades que tem à sua disposição para o conseguir e escolha as que melhor se adequam.
São muitas as espécies que existem à venda no mercado nacional. Estas variedades botânicas utilizam pelos glandulosos que segregam um líquido viscoso que atua como cola e que dificulta a fuga dos insetos que inadvertidamente pousam nas suas folhas.
São muitos os portugueses que ambicionam conhecer o Japão. A primavera, tempo de sakura, é uma das melhores alturas para o (re)descobrir e para se deixar apaixonar pelo colorido da vegetação, que torna as paisagens (ainda) mais idílicas.
A profusão de gotas de água nas folhas, quando o mau tempo abranda, é uma imagem sedutora para muitos. Além das figueiras-benjamim, das palmeiras, dos dragoeiros e das iucas, existem outros exemplares capazes de tolerar chuvadas e aguaceiros.
Para além de fornecer 10% da dose diária recomendada de potássio, o fruto da pereira previne ainda doenças como o cancro. Tem ainda a vantagem de facilitar o processo digestivo e de eliminar o ácido úrico. Veja ainda o que deve fazer para cultivar esta árvore.
Existem variedades botânicas, designadas muitas vezes por ervas daninhas ou como flora espontânea, que crescem em determinados locais, muito específicos. Podem, todavia, fornecer a jardineiros e agricultores informações utéis sobre aspetos edafoclimáticos.
Com as suas flores grandes e coloridas durante longa temporada, enchem qualquer jardim de cor. São a flor oficial do Havai e da Malásia e, por cá, encontram no litoral as condições ideais. O seu chá é depurativo. Descubra os cuidados que esta planta exige.
Está mais do que provado que o excesso deste alimento prejudica a saúde, sendo este tempero um dos grandes causadores de doenças cardiovasculares. Uma forma de diminuir o seu consumo é utilizar, quando cozinha, ervas aromáticas que o substituam.
Lá porque as espécies botânicas que cultiva no seu jardim apresentam um ar saudável e vivaz isso não significa que não necessitem de uma poda ocasional. Siga as indicações, muito fáceis de executar, recomendadas pelos melhores jardineiros profissionais do mundo.
Esta estação é, por excelência, a época das flores, coloridas e perfumadas, que se multiplicam nos campos, nos jardins, nos canteiros e até nos vasos de varandas, terraços e pátios. Veja como cuidar todas as suas espécies favoritas nesta fase do ano.
Sabia que um pequeno vaso com manjericão é o suficiente para afastar ameaças como o escaravelho do espargo, a lagarta do tomateiro e os mosquitos e as moscas da generalidades das plantas? Se duvida, experimente! É capaz de ficar surpreendido com a sua ação...
Anda a pensar plantar uma à porta de sua casa mas ainda não sabe qual é que deve escolher. São muitas as variedades botânicas disponíveis no mercado nacional. Saiba quais são as espécies mais indicadas e veja como proceder para as plantar.
Não se distraia com os dias mais soalheiros. As espécies botânicas que semeou logo nas semanas a seguir ao fim do verão para criar maciços floridos devem ser transpostas para a nova terra após o término do inverno. Descubra de seguida como deve proceder.
Anda a pensar em renovar o seu mas não tem ideias do que pretende? Vera Nobre da Costa, cronista da Jardins, a revista da especialidade mais vendida em Portugal, fala-lhe do que fez no dela e dá-lhe alguns conselhos sobre as variedades botânicas a privilegiar.
Adaptam-se facilmente a canteiros pequenos em pátios, em terraços e em varandas e até a espaços interiores. Têm ainda a vantagem de dar maior paladar aos cozinhados que faz. Dicas e conselhos que deve ter em conta para cultivar ervas aromáticas em casa.
A entrada é a o cartão de visita destes espaços verdes, a primeira impressão que qualquer visitante guarda destes recintos. Por isso, vale a pena dedicar algum tempo ao planeamento do desenho da porta do seu. As dicas dos especialistas.