As altas temperaturas convidam à praia e à piscina e a momentos de lazer à sombra mas as suas culturas também reclamam atenção neste período do ano. Veja tudo o que o seu jardim, as suas plantas e as suas culturas lhe pedem e exigem este mês e organize-se.
Algumas delas são bastante insólitas. Sabia que uma das melhores maneiras de manter estes animais bem longe das suas culturas, das suas plantas e das suas flores é usar o seu próprio cabelo? Mas também há quem recorra ao sistema de rega. Aparentemente, funciona.
Estas herbáceas de caules suculentos que os europeus encontraram pela primeira vez na ilha de Zanzibar, banhada pelo oceano Índico, perto da costa da Tanzânia, a norte de Moçambique, surpreendem pelas cores intensas e vibrantes das flores. Saiba o que as distingue.
Existem várias soluções de origem biológica e orgânica a que pode recorrer com regularidade para proteger as suas plantações de algumas das suas principais ameaças. Esta é uma delas! Veja o que necessita e conheça os passos a seguir.
Esta pequena variedade botânica litófita já é muito difícil de encontrar no seu habitat natural, a Colômbia e a Venezuela. Mas pode ser admirada em jardins privados e parques urbanos em várias partes do mundo. Saiba o que a distingue das outras e os cuidados que exige.
Estas flores enchem qualquer vaso, maciço, canteiro ou jardim de cor, mas nem todas florescem da mesma maneira. Uma das explicações para o fenómeno prende-se com as condições atmosféricas. Veja o que pode fazer para não obter exemplares raquíticos.
Desenhar espaços sustentáveis não inviabiliza o recreio das populações nem a qualidade estética da paisagem, muito pelo contrário. Diversifica a qualidade visual e ecológica e estimula as ligações com os diferentes espaços permeáveis.
São muitos os estrangeiros que criticam os portugueses, afirmando que aproveitam pouco o bom tempo que têm nos espaços exteriores que possuem. Basta ver a quantidade de varandas convertidas em marquises para o confirmar. Está na hora de inverter a situação!
É, a par do sal, do limão e do vinagre, um daqueles produtos que convém ter sempre à mão. Tem muitas aplicações na cozinha e no resto do lar, mas também é muito útil no seu hortim, o nome que muitos portugueses dão aos espaços que funcionam como horta e jardim.
Os frutos da amendoeira atuam como reguladores do colesterol mas têm outros benefícios. Rico em ácidos gordos polinsaturados e pobre em gorduras saturadas, este fruto seco, um dos preferidos dos portugueses, tem ainda uma ação prebiótica. Mas não exagere!
São muitos os portugueses que recorrem a esta alternativa para conseguir um espaço relvado em redor da sua habitação. Mas será que precisa mesmo de recorrer a uma empresa de jardinagem para os posicionar no solo? Se tem jeito para trabalhos manuais, veja como deve proceder.
Dá-se bem em zonas junto ao mar mas também pode ser cultivada em regiões interiores, desde que protegida das geadas invernais e das altas temperaturas. Descubra, de seguida, quais são os principais cuidados a ter com esta variedade botânica.
Quando os europeus desembarcaram no continente americano, há muito que os que lá viviam as conheciam e utilizavam no dia a dia. Descubra a origem e as características desta colorida flor, que conta com cerca de 50 géneros e perto de 3.000 espécies.
Com cerca de 6.000 exemplares de mais de 4.000 espécies botânicas diferentes, este surpreendente templo de natureza em ambiente urbano, ainda desconhecido de muitos turistas, tem uma flora que representa cerca de 2% de todas as plantas do mundo.
Os seus animais de estimação dão cabo da sua relva? Saiba que há soluções eficazes para evitar mazelas resultantes dos dejetos das suas mascotes! Uma crónica de Vera Nobre da Costa, colaboradora regular da revista Jardins, repleta de conselhos (muito) úteis.
Símbolo de nobreza e de imortalidade, as extremidades orgânicas do loureiro, uma árvore muito comum em território nacional, têm funções terapêuticas há muito reconhecidas pelos botânicos e pelos médicos. Descubra o que podem fazer pela sua saúde.
O acanto é originário de solos secos e rochosos da orla mediterrânica. Saiba mais sobre o Acanthus, uma variedade botânica espinhosa, vulgarmente chamada de erva-gigante, que confere um ar selvagem aos maciços e aos canteiros das propriedades.
Todos os dias, em todo o mundo, são embalados milhões de ovos, muitos deles em recipientes que levam apenas meia-dúzia. Consegue imaginar a quantidade de desperdício que isso gera quando vão para o lixo? Veja a utilidade que lhes pode dar!
O bom tempo pede dias de mergulho na praia e na piscina, fins de tarde a apanhar sol numa esplanada e (muitos) churrascos, mas o seu jardim exige cuidados aos quais não pode, de todo, fugir. Saiba tudo, mas mesmo tudo, o que tem de fazer para tratar dele este mês.
Para além de cultivar plantas com bagas, que as aves gostam de comer e os insetos apreciam, também pode criar pequenos bebedouros e comedouros ou fazer caixas que lhes servem de ninho. As instruções e as dicas de José Cardoso, especialista em bricolage.
Nascem expontaneamente em qualquer lado, podem surgir em qualquer altura e, em muitos casos, chegam a afetar o crescimento de outras variedades botânicas pré-existentes. Existem, no entanto, formas de as erradicar para que não prejudiquem as suas culturas.
Ter ervas aromáticas frescas sempre à mão prontas a usar é, cada vez mais, um privilégio. Ainda para mais, nem sequer é difícil. Estamos numa boa altura para empreender esta tarefa. Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, explica como deve proceder.
Rica em óleos essenciais, esta planta, muito utilizada em infusões, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma reconhecida ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.
Os cientistas batizaram-na Crescentia cujete mas, popularmente, também é conhecida como cabaceira e cuieira. Para além de embelezar muitos jardins e parques naturais, a sua madeira também é aproveitada para construir um popular instrumento musical, o berimbau.