Apesar de quase todos o conhecerem como bicarbonato de sódio, o nome comercial desta substância, o hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, como também lhe chamam, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. Em casa, há quem o utilize em inúmeras situações. Mas sabia que também pode ser usado na horta e no jardim? Veja, de seguida, algumas das utilizações que pode ter.

1. Fungicida

Faça um fungicida natural com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio e cinco litros de água e pulverize, quando necessário, a sua horta ou jardim.

2. Revitalizar rosas

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em cinco litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.

3. Controlo de ervas espontâneas

Não gaste dinheiro a comprar herbicidas caros e perigosos quando pode fazê-los em casa. Basta pôr bicarbonato de sódio nas ranhuras do cimento onde elas costumam nascer e repita até que elas não voltem a despontar.

4. Fazer o teste de pH

O bicarbonato de sódio permite medir a acidez do solo de uma maneira simples. Molhe a terra e deite bicarbonato de sódio. Se começarem a aparecer bolhas de ar, o pH está abaixo de 5 e o solo está ácido.

5. Tornar os tomates mais doces

Se o tomate tende a ser ácido, coloque bicarbonato de sódio à volta da planta e em princípio ficarão mais doces.

6. Matar lesmas

Se vir lesmas atacarem a horta, basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio sobre elas e acabou-se.

7. Repelir animais indesejáveis

Para afastar animais como as formigas e os coelhos, basta espalhar bicarbonato nos limites da horta ou jardim.

8. Para plantas alcalinas

Plantas como as begónias ou os gerânios gostam de solos alcalinos. O bicarbonato de sódio é uma boa solução para pôr na água de rega e vê-las a despontar.

9. Retirar odores do composto

Fazer composto é a melhor forma de providenciar nutrientes para a horta, às vezes pode acontecer criar mau cheiro. Para combatê-lo, espalhe bicarbonato de sódio ao redor da compostagem para absorver os odores.

10. Prolongar a vida das flores

Se as flores murcham, experimente colocar bicarbonato de sódio no fundo do vaso e vai ver como aguentam bonitas mais tempo.

11. Limpar vasos de barro usados

Às vezes, não é fácil limpar estes vasos e usar produtos químicos fortes pode ser prejudicial. Lave com bicarbonato de sódio para um bom resultado.

12. Lavar as mãos

Trabalhar no hortim deixa muitas vezes as mãos com uma sujidade difícil de lavar. Em vez de esfregar com sabão, use bicarbonato de sódio. Passe as mãos por água, esfregue e passe novamente por água. Elas ficarão limpinhas!

13. Matar a lagarta-da-couve

As lagartas-da-couve podem ser uma grave ameaça e causar grandes devastações na horta. Coloque bicarbonato de sódio à volta das plantas ou mesmo sobre as lagartas e elas secam. Repita este procedimento se necessário.

Texto: José Arantes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.