A uvada é um doce que se confeciona durante a época das vindimas, em setembro e/ou outubro. Não leva açúcar porque é feita com a redução do mosto da uva com maior grau, usualmente uva das castas Fernão Pires, Periquita ou Santarém. A esta redução junta-se canela e pero Bravo Esmolfe.
Há gestos e palavras universais, entre elas a tão expressiva “mamma mia” que, aqui, veste como luva para sublinhar como são boas e simples as receitas apresentadas. Sugestões para todos os cozinheiros e cozinheiras, mesmo os de primeira água.
Antes da leitura deste artigo, faça-se a pergunta honesta: quantas vezes dá, realmente, importância ao pequeno-almoço? Com a nutricionista Cláudia Viegas redescobrimos o prazer da primeira refeição do dia. Contas feitas, entre 20 a 25% dos alimentos ingeridos por dia vão à boleia desta primeira refe
Acerte nas respostas às duas perguntas que lhe deixamos e habilite-se ganhar um dos cinco kits com três unidades do suplemento vitamínico para crianças da Vitaldin.
Um artigo publicado na revista “Acta Médica Portuguesa” formula pela primeira vez recomendações de sustentabilidade ambiental na área da Saúde, um setor responsável por 4,8% das emissões de gases com efeito de estufa. Essas recomendações incidem na redução da pegada ambiental dos inaladores.
A partir de 14 de setembro, os jantares no Sheraton Lisboa realizam-se no escuro. O menu, surpresa, apela a todos os sentidos e desafia a redescobrir o prazer da mesa.
Todo o bom cinéfilo recordará uma película dos anos de 1980 intitulada “O Ataque dos Tomates Assassinos”. A este fruto, tomado muitas vezes como vegetal, era dado o papel de vilão no filme. Um protagonismo que lhe calhou amiúde na História. O tomate foi visto como venenoso, perigoso e demoníaco. Em
A 12 de setembro, o restaurante Kabuki Lisboa acolhe um jantar exclusivo para 24 pessoas, com a harmonização de alguns dos pratos mais representativos da casa com os vinhos franceses Domaine Clarence Dillon.
Vamos resistir à tentação do puré de batata pré-preparado. Experimentemos o verdadeiro puré de batata. Temos três receitas, duas delas com batata-doce. Não falta, inclusivamente, o exotismo do caril.
Setembro colhe o que o verão amadureceu e intimamente ligadas à tradição alentejana, têm lugar as vindimas. Numa parceria com a Adega Cartuxa, o hotel M’ar de Ar Aqueduto, em Évora, organiza programa para viver a experiência de vindimar e saborear os vinhos da região.
A Associação Crescer organiza de 13 a 15 de setembro o festival “É um Encontro”, que reúne na Amadora chefs e a comunidade, para celebrar a diversidade do concelho. O programa coloca em evidência não só a gastronomia, mas também a essência de cada país. A entrada é gratuita.
Setembro é, oficialmente, a altura de regresso ao trabalho para muitos portugueses depois das férias. Um regresso que representa novas oportunidades e desafios, bem como a necessidade reforçada de equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais, assegurando que a saúde mental se mantém como
Ninguém nega ao quivi o prazer de o provar à fatia, em iogurtes ou mesmo batidos repletos de saúde. Aqui, incluímos o quivi numa outra lista à mesa, a das sobremesas. Temos três receitas.
De que forma cuidamos do nosso cérebro através da alimentação que praticamos, na forma como pensamos e nos hábitos diários que levamos? Daniel G. Amen, neurocientista, convoca-nos a refletir sobre estas questões no livro “Mude o Seu Cérebro Todos os Dias”. O especialista em Alzheimer também nos dá c
Em setembro, a Quinta de Lemos, em plena região do Dão, vive a época das vindimas de portas abertas. A experiência contempla um programa completo, com atividades diárias da vindima, provas de produtos regionais e visita à adega e vinhas.
Em setembro, o Mercado do Bom Sucesso apresenta uma programação cultural vibrante com o regresso dos finais de tarde musicais e dá as boas-vindas a novas propostas gastronómicas.
A 7 de setembro, mais de 80 referências de vinhos vão estar disponíveis na iniciativa "No final lavamos os cestos", evento a decorrer na Sala de Prova, o restaurante e bar de vinhos do Time Out Market Porto.
Há mais ciência por detrás de um ovo do que poderíamos imaginar. Gema e clara podem ser as melhores amigas, mas também inimigas confessas na hora de preparar o ovo perfeito. Será que conhecemos as regras básicas?
Que alimentos devemos incluir na lancheira escolar dos nossos filhos? Definitivamente, um “não” aos produtos processados e um “sim” sorridente às frutas frescas e secas, pães integrais, lacticínios não açucarados. Cláudia Viegas, nutricionista e docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de L
Aqui, vamos entregar ao coco o seu lugar na História. É um navegante nato, um faz-tudo por natureza e, acresce, um saboroso ingrediente à mesa. Merece homenagem. Tiremos-lhe o chapéu…de coco.
Indonésia, ano de 2013. Das florestas tropicais da pequena ilha das Flores emerge um esqueleto com 60 mil anos. A pequena fêmea com pouco mais de um metro de altura seria uma nova espécie humana ou um sapiens com graves defeitos congénitos? O italiano Guido Barbujani, professor de Genética, faz-nos
Chegado o verão, não há como negar à mesa lusa um bom cacho de uvas. Refrescantes, sumarentas e, a abonar a seu favor, excelentes coadjuvantes de uma dieta saudável e equilibrada. Eis seis argumentos que nos farão desejar estas pérolas suculentas às refeições.