Psicólogo Clínico e Forense. Coordenador da Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia Forense, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Instagram: @mfpaulino
As vivências do passado e o futuro idealizado ao lado da pessoa que outrora nos fez feliz podem dificultar o reconhecimento de que, no momento presente na atualidade, a relação não está a funcionar.
Destacamos cinco estratégias para colocar em prática com o intuito de reduzir o cansaço provocado pela parentalidade e alcançar uma maior disponibilidade para cuidar dos mais novos.
A ciência psicológica demonstra que a relação construída entre um tutor e o seu animal de companhia, no que remete para os níveis de intimidade e proximidade emocional, pode transcender relações desenvolvidas entre seres humanos.
Esta é uma forma de violência de género contra as mulheres perpetrada por profissionais do contexto de saúde que corresponde a uma violação dos direitos humanos e, por isso, tem vindo a ser reconhecida como um problema de saúde pública.
Ao longo dos anos, as investigações têm vindo a demonstrar que o funeral é um momento importante para que o processo de luto seja vivido em plenitude, na medida em que desempenha várias funções. As explicações são de Mauro Paulino e Sofia Gabriel da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
Em Portugal, no ano de 2023, uma investigação do Conselho Económico e Social revelou que cerca de 100 mil portugueses eram viciados em jogar raspadinhas, dos quais 30 mil já tinham sido diagnosticados com perturbação do jogo patológico
Pessoas com perturbação obsessivo-compulsiva relacional vivenciam dúvidas, preocupações e pensamentos repetitivos e obsessivos sobre as suas relações amorosas. As explicações são de Sofia Gabriel e Mauro Paulino da MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense.
Então, como podemos distinguir desatenção ou agitação, de PHDA? Esta distinção e diagnóstico deve ser feita por um especialista, baseado numa avaliação clínica cuidada e com recurso a instrumentos psicológicos adequados.
Dedicamos muito tempo a preocupar-nos com o que os outros dizem de nós, com as críticas que surgem do exterior e acabamos por subvalorizar e não nos consciencializar das que surgem internamente. Desafiamos o leitor a parar 30 segundos e refletir rapidamente. Como costuma falar consigo quando erra ou
Em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de suicídio ronda os 10 por cada 100.000 habitantes, o que significa que, apenas num dia, suicidam-se cerca de três pessoas.
A utilização das redes sociais na adolescência não é necessariamente negativa ou positiva. Um artigo dos psicólogos clínicos Mariana Moniz e Mauro Paulino.
A Associação Americana de Psicologia (APA) partilhou estratégias e cuidados para minimizar e atenuar os momentos de tensão associados ao Natal. Um artigo dos psicólogos clínicos Samuel Silva e Mauro Paulino, da MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense.
Apesar de uma positividade quase obrigatória e, por vezes, até possivelmente tóxica, em algumas realidades familiares, a verdade é que o Natal pode ser um momento de fragilidade emocional.