Desde sempre presente na natureza, a geleia real é uma substância gelatinosa de cor esbranquiçada e gosto ligeiramente açucarado, segregada pelas abelhas obreiras, que a produzem a partir do mel, néctar e água. Sabe-se hoje que é graças às propriedades nutritivas deste ingrediente que a abelha-rainha tem um crescimento mais rápido e uma longevidade muito superior à do resto das abelhas. Alimentada durante toda a sua vida com este produto, a rainha-mãe que existe em cada colmeia acompanha, ao longo da sua vida de quatro a cinco anos, 30 a 40 gerações de abelhas obreiras, que têm uma longevidade média de apenas 45 dias.

Mais do que um alimento completo, a geleia real é um autêntico elixir de saúde que oxigena o cérebro e combate os estados de debilidade e fadiga. E, nas alturas do ano de muito frio e chuva, com as típicas e habituais constipações e gripes, urge valorizar aspetos como uma boa alimentação, reforçada com os complementos que se afigurem necessários, uma vez que as propriedades nutritivas e energéticas desta substância são reconhecidas. A geleia real é um alimento único, capaz de fornecer 16 vitaminas, muitas delas com importante efeito antioxidante excelente para a memória e sistema nervoso.

Além disso, integra substâncias de atividade antibiótica e 18 aminoácidos, alguns deles essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo e terão que ser fornecidos pela alimentação ou por suplementos. Este ingrediente natural fornece ainda silício, potássio e fósforo, entre outros minerais. Diversos estudos têm confirmado as propriedades nutritivas e energéticas desta substância natural, assinalando-a como a mais rica em elementos vitais para a saúde, e um poderoso reconstituinte do estado geral do organismo.

Projeto de proteção das abelhas em curso

Disponíveis em ampolas e cápsulas, em farmácias e parafarmácias, os suplementos com geleia real garantem a dosagem certa, associada aos melhores ativos naturais. Nos últimos anos, notícias sobre a redução da população de abelhas alertou para a necessidade de dinamização de atividades de prevenção e de proteção da espécie. Consciente das virtudes dos produtos da colmeia sobre a saúde e do papel essencial das abelhas na biodiversidade e no ecossistema, a marca Arko Real dos Laboratórios Arkopharma tem apoiado ações do projeto «Uma casa para as abelhas».

Uma iniciativa de responsabilidade social desenvolvida em prol dos apicultores, na manutenção e proliferação dos apiários. «Quando as abelhas desaparecerem da face da terra, o homem tem apenas quatro anos de vida», já alertava Albert Einstein. «O destino do homem está ligado ao das abelhas, insetos polinizadores essenciais ao equilíbrio da natureza. De tal forma que o seu desaparecimento seria um desastre ecológico, com consequências sobre a agricultura, recursos alimentares, espécies vegetais e animais», justifica a empresa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.