O salmão é um peixe de águas frias e profundas que migra entre o mar e os rios, consoante a altura do ano. Possui uma alimentação variada consoante o seu habitat, podendo apresentar diferente textura, sabor e cor rosada, sendo sempre de privilegiar os que provêm do seu habitat natural. Do ponto de vista nutricional, destaca-se a sua riqueza em proteína de alto valor biológico e das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D.

Para além disso, este peixe, muito apreciado pelas crianças, também fornece minerais como o selénio e é reconhecido pela sua fração lipídica, de que é exemplo o ómega-3, "podendo ser um alimento coadjuvante numa alimentação saudável para o sistema cardiovascular, para o desenvolvimento cognitivo e também para a gestão do peso", esclarece Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas.

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Segundo este organismo nacional, o consumo de peixe, deve ser feito, pelo menos, quatro vezes por semana, preferencialmente grelhado ou cozido, nunca frito. No mercado, encontramos salmão disponível em várias versões, sendo fresco, congelado ou fumado as mais comuns.

A preferência vai para as opções fresco ou congelado em detrimento da opção fumado, devido à quantidade de sódio presente por cada 100 gramas de alimento, advertem os especialistas.

Fresco ou congelado, fornece proteína de elevada qualidade, além de DHA, ácido docosa-hexaenoico, que reduz a rigidez das articulações, sendo por isso recomendado o seu consumo depois da prática de desporto e exercício físico. A American Heart Association, associação norte-americana que promove comportamentos que melhoram a saúde cardiovascular defende o consumo mínimo de duas porções de peixe por semana.

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