Combate a depressão
Por ser rica em minerais, a castanha é indicada para fortalecer o cérebro e melhorar todas as funções intelectuais do ser humano reduzindo o risco de depressão.
O seu consumo excessivo torna-as indigestas, pelo que se recomenda não comer mais de quinze castanhas por dia.
Reduz o stress
As quantidades apreciáveis de vitamina B e fósforo sugerem que castanha ajuda a manter saudável o sistema nervoso. Está altamente recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico.
Melhora o sono
O aminoácido triptofano presente na castanha ajuda a relaxar e a conciliar o sono com o dia a dia.
Promove a digestão fácil
São também uma grande fonte de fibra, permitindo a redução dos níveis de colesterol no sangue, bem como de ácidos gordos monoinsaturados que reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam os níveis do bom colesterol (HDL).
Combate a hipertensão
A ingestão de castanhas é recomendada a pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos pela riqueza em potássio e pobreza em sódio. No entanto, a quantidade ingerida deve ser moderada e associada ao desgaste calórico de cada pessoa.
Purificam o organismo
As castanhas são ricas em vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue, facilitando a sua eliminação através da urina.
Favorecem o desenvolvimento do corpo
O fósforo é um mineral essencial, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de ossos e dentes. Por outro lado, a sua riqueza em elementos importantes ao funcionamento do sistema nervoso central ajuda a reduzir as sensações de cansaço e esgotamento.
Apesar de saudáveis, provocam mal-estar intestinal
Apesar de serem muito saudáveis, a fermentação deste fruto no intestino pode causar desconforto intestinal, sobretudo quando ingerido cru, pelo que a sua ingestão deve ser moderada.
Comentários