Alimentos com calorias negativas são os alimentos que teoricamente o nosso organismo precisa de mais energia para gastar na sua digestão do que a energia que o próprio alimento contém. Contudo não existem evidências científicas que suportem a ideia de que estes alimentos tenham de facto um impacto energético negativo na nossa dieta.

15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
Ver artigo

Ainda assim, alguns destes alimentos são o aipo, brócolos, beterraba, nabo framboesa, morango, melancia, maçã, ananás e algumas variedades de pepino.

Uma dieta alimentar que contenha apenas este tipo de alimentos não é considerada equilibrada, pois no geral são alimentos com baixo teor de nutrientes essenciais, como hidratos de carbono, proteínas e gordura.

De acordo com os dados recentes do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, mais de metade da população portuguesa não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 gramas de fruta e produtos hortícolas por dia (equivalente a 5 ou mais porções diárias).

Assim sendo, e relativamente aos alimentos propostos, poderá antes optar por incluir alguns nas suas refeições.

Razões para os incluir na sua dieta

1. Valor calórico reduzido
2. Riqueza em fibra
3. Conteúdo significativo em água, vitaminas e minerais

Não coma estes 10 alimentos crus (podem conter químicos e bactérias)
Não coma estes 10 alimentos crus (podem conter químicos e bactérias)
Ver artigo

Conclusão

A teoria das calorias negativas não deverá ser aproveitada com o objetivo de promover a prática de uma dieta apenas à base de uma lista limitada de alimentos e logo uma dieta restritiva e pobre.

Para manter um peso corporal adequado (e mesmo para prevenir o desenvolvimento de doenças crónicas) devemos sim ingerir diariamente produtos hortícolas e fruta, mas sempre mantendo um plano alimentar completo, variado e equilibrado, com a prática conjunta de exercício físico regular.

Os conselhos são da nutricionista Rita Fonseca Silva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.