1. Têm mais sabor

Os iogurtes, leite, manteiga e natas de origem biológica têm um sabor mais forte, natural e original, ainda que estes produtos tenham geralmente um menor período de conservação. Também os vegetais biológicos têm um aroma próprio. Em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem o seu sabor autêntico.

10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
Ver artigo

2. São mais saudáveis

Na agropecuária biológica não são aplicados adubos químicos, nem se pulverizam as plantas com pesticidas de síntese química. Estudos toxicológicos reconhecem que existe uma relação científica entre pesticidas e certas patologias, como cancro (em animais), alergias e asma, entre outras doenças.

3. Contribuem para a preservação da água

Ao escolher produtos de origem biológica está a contribuir para a preservação da rede de água natural. Como a agricultura biológica só utiliza adubos naturais, não existe risco de contaminação química dos solos nem dos lençóis de água. Dessa forma, garante-se a manutenção da pureza da água no futuro.

10 alimentos que fazem disparar a tensão arterial
10 alimentos que fazem disparar a tensão arterial
Ver artigo

4. Fomentam a biodiversidade

Ao respeitar o equilíbrio da natureza e o ambiente saudável, a agricultura biológica fomenta a biodiversidade global dos ecossistemas agrícolas, o equilíbrio entre a agricultura e a floresta e as rotações de culturas.

5. São ecológicos e sustentáveis

O produtos biológicos promovem a interação zelosa do homem com os solos, plantas e animais, garantindo a sua sustentabilidade. Na agropecuária biológica apenas são utilizadas práticas naturais não nocivas para o meio ambiente.

6. Têm maior concentração de nutrientes

Embora não aconteça com todos os nutrientes, os alimentos de origem biológica tendem a ter uma maior concentração de vitaminas. O conteúdo de vitamina C em frutas e legumes biológicos é superior quando comparado com produtos não biológicos, por exemplo. Em termos de peso, pode concluir-se que os alimentos biológicos têm geralmente uma maior concentração de nutrientes.

Nem pense em guardar estes 10 alimentos no frigorífico
Nem pense em guardar estes 10 alimentos no frigorífico
Ver artigo

7. São seguros

Por não conterem quaisquer químicos, aditivos, corantes ou conservantes, os produtos biológicos são totalmente naturais e por isso considerados seguros do ponto de vista da saúde alimentar.

8. Estimulam as zonas rurais

Ao escolher produtos de origem biológica está a estimular a agropecuária tradicional. Tal contribui para a criação de mais postos de trabalho e de melhores condições de vida nas zonas rurais, restituindo a dignidade dos agricultores e a valorização das explorações agrícolas adaptadas à escala humana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.