Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de insónias e/ou de distúrbios do sono. Existem exercícios simples que podem, no entanto, aumentar a qualidade do seu descanso noturno. Saiba quais são os gestos que deve repetir diariamente para o conseguir.
Sente que não tem tempo para nada? Faça uma pausa! Um exercício anti-stresse com bolhas imaginárias para executar nos momentos em que precisa (mesmo) de fazer uma pausa. Um gesto relaxante que muitos especialistas internacionais defendem.
São vários os programas de fitness baseados nesta dança que existem um pouco por todo o mundo. E sabe por que valem a pena? Trabalham a força muscular, a força abdominal, a postura, a mobilidade, a flexibilidade e, ainda por cima, emagrecem.
A ciência demonstra o seu papel na promoção do desenvolvimento infantil, na preservação de capacidades físicas e cognitivas na velhice e como catalisador de atividade física e social ao longo da vida. Do que está à espera para começar?
Nem só com dietas e privações e com desporto puro e duro se conseguem reduzir os números indicados pelos ponteiros da balança. Aproveite para entrar no ritmo e dar os primeiros passos em direção à sua nova (esbelta e elegante) silhueta.
Com o plano de desconfinamento em marcha, os ginásios poderam voltar a abrir portas. Daniela Costa foi experimentar um deles, o Balance Club Lumiar, e perceber como está a funcionar nesta fase.
São muitos os portugueses que sofrem com elas. Não descansar convenientemente reduz a qualidade de vida e prejudica a saúde e o bem-estar, como confirmaram inúmeros estudos ao longo das últimas décadas. Aprenda a proteger-se.
A autoestima é negligenciada, embora apareça espalhada pelas redes sociais como se fosse inesgotável, espontânea e independente. Na verdade, é algo pessoal que não se pode deixar esquecida nas mãos alheias, mas que parece sobreviver à custa dos outros. Um artigo da psicóloga clínica Laura Alho.
No dia 25 de Abril, erguemos com orgulho os cravos vermelhos, comemoramos e respiramos a liberdade. Mas apesar de sermos uma nação livre, seremos efetivamente capazes de viver em liberdade dentro de nós próprios?
Conheça a resposta a esta pergunta com Rute Preto, médica interna de Imuno-hemoterapia do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Ao longo dos últimos meses, em parte, como resultado da discussão sobre o impacto da pandemia na saúde mental, tem vindo a ser explorado o risco crescente de Perturbação de Stress Pós-Traumático, dado o contexto de incertezas, insegurança e medo em que vivemos.
A Direção-Geral da Saúde recomenda, num programa que elaborou, a prática de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana para um estilo de vida saudável. Uma caminhada é uma das formas mais económicas e prazerosas de o conseguir.
No dia 7 de abril foi Dia Mundial da Saúde. Continuamos a ter necessidade de assinalar este dia, no entanto, continuamos sem as medidas globais eficazes de prevenção de saúde, nomeadamente, sem uma estrutura e robusta educação para a saúde.
A perturbação obsessivo-compulsiva é caracterizada pela presença de dois fenómenos clínicos relacionados, ou seja, por obsessões e compulsões, tendo como pano de fundo a ansiedade patológica. Um artigo da psicóloga clínica e forense Lina Raimundo.
Ideal para todas as idades e para quem quer mover-se melhor, pode ser feito em casa e permite trabalhar as capacidades cardiovasculares e musculares, sem que seja necessário dividir o tempo entre as máquinas e a passadeira como sucede nos ginásios.
A falta de flexibilidade pode ser um problema durante o sexo. A boa notícia é que existem movimentos que, além de tonificarem o corpo, conferem uma maior agilidade nas relações sexuais. Práticas simples que pode muito bem adaptar num tapete em casa. Veja como.