Em destaque

Salmão teryaki sobre cama de couve-lombarda

Uma receita de peixe, saborosa e nutritiva, a considerar para uma das suas próximas refeições. Fácil e rápida de preparar, tem ainda a vantagem de conter poucos hidratos de carbono, o que a torna ideal para quem está de dieta.

Ingredientes

Filetes de salmão 4
Manteiga em spray 0,5 dl
Couve-lombarda 800 gr
Sal 2 pitadas
Lima 1
Azeite 1 dl
Alho em pó 1 pitada
Cebolinho picado 30 gr
Salsa 4 raminhos
Arroz 600 gr

Para a marinada

Molho de soja 6 colheres de sopa
Mirin 4 colheres de sopa
Açúcar mascavado 2 colheres de sopa
Gengibre fresco 1 colher de chá

Preparação

1. Lave o gengibre fresco e rale-o. Misture os ingredientes da marinada num prato raso, suficientemente grande e fundo para submergir os filetes.

2. Mergulhe os filetes de salmão na marinada. Deixe macerar durante cerca de 15 minutos. Depois, vire os filetes e deixe marinar novamente durante mais 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 180º C.

3. Forre um tabuleiro com uma folha de alumínio e borrife-a com a manteiga em spray. Escorra o salmão e transfira-o para a superfície coberta com o papel metálico. Tempere-o com uma pitada de sal.

4. Leve o peixe ao forno durante 10 minutos, pincelando-o ocasionalmente com a marinada e os sucos que vai libertando durante a cozedura. Coza o arroz em água temperada de sal.

5. Lave a couve-lombarda. Pique-a finamente e salteie-a ligeiramente no azeite, temperada como o alho e com uma pitada de sal. Retire o arroz do lume e reserve.

6. Verifique se o peixe está cozido, inserindo a ponta de uma faca nas articulações naturais do salmão. Se já estiver pronto, regue-o com algumas gotas de sumo de lima.

7. Coloque a couve-lombarda nos pratos de servir. Sobreponha o salmão e polvilhe com o cebolinho. Decore com a salsa e com gomos de lima. Sirva de imediato, acompanhado com o arroz.

Dicas

Substitua o mirin, um vinho de arroz japonês, adocicado, por ginjinha, para um paladar ainda mais aromático. Pode usar a marinada desta receita para preparar outros peixes no forno.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.