Uma sugestão salgada e sem glúten para o pequeno-almoço, que Patrícia Trindade recriou a partir da receita tradicional, enriquecendo-a do ponto de vista nutricional.
1. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador. Disponha primeiro os ingredientes líquidos e, por último, os sólidos. Misture de modo a obter uma massa com uma textura homogénea.
2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o de azeite extravirgem e, quando estiver quente, disponha uma pequena porção de massa na mesma. Deixe cozinhar até começar a formar pequenas bolhas de ar e a superfície da massa em contacto com a frigideira estiver firme, vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.
3. Sirva as panquecas barradas com requeijão, usando cerca de 25 g a 30 g de requeijão por panqueca. Acrescente algumas bagas de goji (cerca de um punhado pequeno para cada panqueca) e polvilhe com pimenta. Sirva de imediato.
Dicas
Para uma refeição leve, sirva uma ou duas panquecas com uma salada de alface, rúcula e tomate, temperada com azeite e vinagre balsâmico. Cada uma destas panquecas salgadas light fornece 126,3 kcal (menos 2,9 kcal que a versão tradicional), 5,7 g gordura (mais 1,3 g), 11 g hidratos de carbono (menos 7,6 g) e 6,9 g proteínas (mais 3,6 g de proteína), em comparação com a receita tradicional.