Uma alternativa vegetariana e saudável, que surpreende pela textura e pelo paladar, com a assinatura do chef Nuno Queiroz Ribeiro, autor do livro "Prazer de comer, Prazer de viver", publicado pela editora Matéria-Prima.
1. Triture as sementes de linhaça, reduzindo-as a pó. Tempere a abóbora com flor de sal, pimenta, canela e cominhos. Envolva em papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 30 minutos.
2. Refogue o alho e a cebola e reserve para uso posterior. Junte a salsa frisada. Num recipiente à parte, misture a aveia com a linhaça e envolva bem uma na outra.
3. Retire a abóbora do forno e esmague-a com um garfo enquanto ainda está quente. Junte a mistura da aveia com a linhaça e o refogado. Misture bem e leve ao frio durante uma hora ou deixe arrefecer até poder moldar os hambúrgueres.
4. Molde os hambúrgueres e frite-os numa frigideira quente, com um fio de azeite, três minutos de cada lado.
5. Retire os hambúrgueres da frigideira, removendo o azeite em excesso com a ajuda de papel absorvente. Sirva-os acompanhados de uma salada ou de arroz integral.
Dicas
Adicione duas colheres de sopa de mostarda e 50 gramas de nozes picadas finamente ao preparado da abóbora quando juntar a mistura da aveia com a linhaça e o refogado para obter uns hambúrgueres ainda mais suculentos.