Um doce caseiro, agradável e saboroso, que é perfeito para servir com panquecas ou com scones ao pequeno-almoço e ao lanche ou ainda como acompanhamento de crepes com gelado de baunilha em qualquer altura do dia.
1. Lave as peras. Descasque-as e corte-as em pequenos pedaços. Num tacho suficientemente grande, coloque os pedaços de fruta, o cacau e o açúcar e mexa bem para incorporar. Abra depois a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementinhas. Junte-as, bem com a restante vagem, ao preparado anterior.
2. Leve o tacho ao lume, mexendo de vez em quando. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até a fruta estar macia. Vá testando o ponto do doce até ter atingido o ponto de estrada. Para o saber, coloque um pouco num prato e, passando o dedo, este abre uma estrada, não se unindo ambos os lados de imediato.
3. Retire, depois, a vagem de baunilha e triture o doce com a varinha mágica.
4. Transfira o doce, depois, para pequenos frascos previamente esterilizados. Tape-os de imediato e coloque-os voltados de cabeça para baixo durante, pelo menos, 30 minutos.
Dicas
Substitua as peras por maçãs e adicione 50 gramas de amêndoa torrada picada ao doce depois de o triturar, envolvendo bem. Esta compota é perfeita para servir com panquecas ou como acompanhamento de crepes com gelado de baunilha.