com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bolo-rei light

Esta quadra natalícia surpreenda a família com um caseiro, preparado por si. Esta versão, mais equilibrada e saudável do que a tradicional, também pode ser ingerida por doentes celíacos e por intolerantes à lactose.

Ingredientes

Batata-doce 450 gr
Farinha de amêndoa 130 gr
Amido de milho 60 gr
Fermento de padeiro 1 colher de chá
Laranja 1
Bebida de amêndoa natural 50 ml
Vinho do Porto 1 cálice
Mel 1 colher de sopa
Ovos 4
Nozes 50 gr
Frutos desidratados 200 gr
Canela 1 pitada
Sal 1 pitada
Coco ralado 1 pitada
Gema para pincelar 1
Frutos secos 70 gr

Preparação

1. Corte os frutos desidratados em pequenos pedaços e coloque-os a macerar em vinho do Porto durante cerca de uma hora.

2. Lave, descasque e coza a batata-doce. Reduza-a a puré, com uma varinha mágica e deixe arrefecer até estar morno.

3. Peneire a farinha de amêndoa e o amido de milho. Adicione o fermento e a raspa de laranja. Misture.

4. Numa tigela, com o puré de batata-doce, acrescente gradualmente os ovos, o mel e a bebida de amêndoa enquanto mexe com um batedor de varas. Tempere com canela, o sumo da laranja e uma pitada de sal e envolva.

5. Aos poucos, junte o preparado de farinhas e misture todos os ingredientes. Por fim, acrescente as frutas desidratadas, bem escorridas.

6. Cubra o recipiente com película antiaderente e um pano e deixe repousar durante 90 minutos. Pré-aqueça o forno a 200º C.

7. Disponha a massa num tabuleiro com uma forma redonda improvisada de folha de papel vegetal e faça um buraco ao centro. Pode também usar uma forma amovível com um buraco ao centro.

8. Pincele o bolo com gema de ovo e decore distribuindo frutos secos. Leve o bolo ao forno a 180º C, durante 45 minutos, até ficar dourado.

9. Retire o bolo-rei do forno, deixe-o arrefecer e polvilhe-o, de seguida, com coco ralado. Sirva-o ainda morno ou frio.

Dicas

Substitua a bebida de amêndoa natural por leite de soja com sabor a baunilha. Tenha, contudo, em conta que esta alteração modifica as propriedades nutritivas da receita original criada pela nutricionista Patrícia Trindade. Cada fatia da versão primária deste bolo-rei tem 217,4 calorias, 2,3 gramas de proteínas, 5,1 gramas de gordura e 38,7 gramas de hidratos de carbono do que a receita tradicional. O valor nutricional por fatia, cerca de 125 gramas, é de 280,1 calorias, contendo esta 13,5 gramas de gordura, 7,6 gramas de proteínas e 32,9 gramas de hidratos de carbono.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.