Em destaque

Bolo natural de cacau com banana e creme de tâmaras

Sem farinhas, sem açúcar, vegan e com opção sem glúten, esta deliciosa receita promete surpreender até os mais céticos. Experimente já!

Ingredientes

Para o bolo

Amêndoas e cajus triturados (sem sal) 3 chávena
Cacau cru em pó 1/2 chávena
Fermento 2 colheres de chá
Bananas maduras 2 médias
Vagem de baunilha 1 unidade
Óleo de girassol não refinado prensado a frio 1/2 chávena
Leite de amêndoas natural (sem açúcar) 1/2 chávena
Geleia de arroz 5 colheres de sopa

Para a cobertura

Tâmaras biológicas previamente demolhadas durante algumas horas 1 chávena
Cacau cru em pó 1/4 chávena
Água fresca 1/2 chávena
Geleia de arroz (opcional) 1/2 colher (sopa)

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Num processador de alimentos, pique as amêndoas e os cajus durante alguns minutos. Numa tigela grande, misture a farinha de amêndoas e cajus, o cacau cru em pó e o fermento.

2. Esmague as bananas e adicione à tigela, juntamente com o óleo de girassol, o leite de amêndoas, a geleia de arroz e as sementes da vagem de baunilha. Misture com uma vara de arames.

3. Forre uma forma redonda com papel vegetal e deite a massa na forma. Leve a massa ao forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos, até um palito sair limpo. Deixe arrefecer bem antes de desenformar. Reserve.

4. Bata os ingredientes para a cobertura num processador de alimentos até obter uma textura cremosa. Com a ajuda de uma espátula, cubra o bolo com o creme de tâmaras e cacau. Finalize a decoração com frutos vermelhos e amêndoas picadas.

Dicas

Substitua os cajus por nozes ou amendoins e adicione uma pitada de erva-doce aos ingredientes do bolo. Na cobertura, a colher (de sopa) de geleia de arroz é opcional. Se gosta de bolos menos doces, pode optar por a excluir do preparado.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.