“NHOM NHOM”, de Joana Barrios, é um livro de cozinha para bebés e crianças de qualquer idade que explica, receita a receita e passo a passo, como é fácil e divertido fazer boa comida para os mais pequenos. O livro tem lançamento a 26 de maio.
O vinho Muralhas de Monção 2016, da Adega Cooperativa de Monção, foi considerado o melhor vinho branco português, de entre os vinhos nacionais a concurso, pelo International Wine Challenge 2017, em Londres, um dos maiores eventos de vinhos mundiais.
Os restaurantes “Estrela da Mó”, de São Miguel de Poiares, e “Castas e Pratos”, de Peso da Régua foram os vencedores do concurso “O Melhor Sabor de Portugal 2017”, competição que decorreu nos últimos meses a nível nacional.
O massacote, um peixe desde há muito consumido na cidade à beira Sado, está em destaque entre 27 de maio e 4 de junho em duas dezenas e meia de restaurantes de Setúbal. Uma semana gastronómica que inclui uma aula de culinária gratuita.
O restaurante “Olivier Avenida” do chef português Olivier da Costa reabriu em Lisboa com um novo conceito. O espaço foi renovado, para criar um ambiente moderno, e a carta revela uma inspiração mediterrânica com forte associação à cidade de Lisboa e à sua vocação cosmopolita.
Foi projetada pelo Grupo Nabeiro, em Campo Maior e resulta de parcerias com empresas portuguesas da indústria e investigação. A “Mayor Q” é a mais recente novidade da Delta Q em máquinas de cápsulas de café para restaurantes, cafés e hotéis. Chamemos-lhe expresso, bica ou cimbalino, sabemos que esta
A 21 de maio, 28 jurados elegeram os três melhores vinhos do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa. A concurso estiveram mais de 150 referências entre brancos, tintos e vinhos do Porto. Uma iniciativa que decorreu no contexto do “Festival do Vinho do Douro Superior”.
O projeto “Jardim Gastronómico” junta cerca de 250 espécies de legumes, frutos, ervas aromáticas e flores comestíveis, uma iniciativa que celebra a biodiversidade e junta a Quinta do Portal, em Sabrosa, e a empresa Ervas Finas.
Depois do sucesso que alcançou com o título “Perder a barriga sem fazer abdominais”, Teresa Manafaia volta à carga (literalmente) e sugere-nos “Pernas Perfeitas”. Um manual para tornear, em casa e com disciplina, os membros inferiores. Isto sem esquecer uma alimentação equilibrada.
De 2 a 4 de junho, a Praça do Giraldo, em Évora, volta a receber o Évora Wine, uma iniciativa dedicada a todos os amantes de vinho e que contará com a presença de 40 produtores e cerca de 250 vinhos à prova.
Entre 26 e 28 de maio o Mercado da Vila, em Cascais, revisita pelo segundo ano os mercados típicos do século XIX. Uma recriação onde não faltarão padeiros, agricultores, ardinas, amoladores, barbeiros, engraxadores. Haverá ainda espaço para vendas, animação e gastronomia tradicionais.
Este é um livro que nos conta na primeira pessoa a história de Vânia Ribeiro, da sua mudança nos hábitos de vida e alimentação e de como isto se traduziu em mais saúde e equilíbrio. Um não aos alimentos processados e ao açúcar, um sim aos vegetais. Tudo com as cores certas, porque cada cor ou pigmen
A nutricionista Ágata Roquette, mãe de dois rapazes com sete e cinco anos, traz-nos em “A Comida dos Miúdos Cá de Casa”, o seu quarto livro, conselhos, dicas simples e práticas para melhorar a alimentação das crianças. Uma obra que inclui dezenas de receitas.
Até 4 de junho picar em Lisboa é sinónimo de Rota de Tapas. A iniciativa que junta 29 restaurantes na capital mantém o formato a que nos habituou nas últimas oito edições, 1 tapa mais uma cerveja Estrella Damm por 3,00 euros. Para não cansar entre deslocações há terminais de tuk tuk disponíveis.
O Azamor Tinto 2014 foi o único vinho alentejano a receber medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards, um influente concurso no Reino Unido que premeia os melhores vinhos disponíveis no setor da hotelaria e restauração.
O bar de cocktails Red Frog foi reconhecido como o “Melhor Bar do País” e distinguido com a “Melhor Carta de Bar” no decorrer do Lisbon Bar Show. Isto pela segunda vez consecutiva. Agora, o objetivo da equipa que coordena o bar lisboeta sobe alguns pontos: colocá-lo entre os 50 melhores do mundo.
A 23 de maio decorre um jantar que promete ser muito mais do que comida à mesa. Há meses que uma equipa de alunos e docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril prepara uma experiencia multissensorial em torno da cozinha. O motivo: os 25 anos sobre a morte da escritora Angela Carter
É sem dúvida boa. Pelo menos para o palato deste humilde provador que aqui plagia a gasta frase de Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. A sandes de caranguejo de casca mole da Padaria Portuguesa faz parte dos novos menus de almoço completos. Saladas e sandes formam um elenco arrojado,
O The Decadente, restaurante e bar frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, passa a partir de agora a apresentar uma carta de bar com bebidas de produção exclusivamente nacional, do Gin, Vodka ou Rum, aos novos cocktails de assinatura.
“Drink Me”, “Take Me”, “Eat Me”, lemos nas paredes do restaurante Masstige Avenidas, em Lisboa. Uma tripla vocação que este mês de maio chega com novidades. Novo serviço de take-away em embalagens a vácuo, carta renovada e a promessa para breve de Festas AfterWorks.
A organização deste Lisbon Bar Show está otimista para esta quarta edição. Nos dois dias do evento, a 16 e 17 de maio, estima-se que perto de quatro mil visitantes vão passar pelo Convento do Beato. Não é para menos, em Lisboa vão estar os melhores barmen do mundo.
“Catuai”, esta é a expressão em língua tupi, para “muito bom” ou “ótimo”. Termo antigo, ligado aos povos nativos brasileiros. A Nescafé Dolce Gusto quis recuperar este muito bom com sabor a hemisfério sul e apresenta um novo expresso, 100% Arábica, com origem no Brasil.
E se de repente o jantar fosse Taralhão com morangos verdes e chagas, Conta-gotas, Massa-mãe temperada com cabeças de camarão assadas, Torresmos de lodo? Estes são alguns dos pratos dos jantares “Young Chefs With Guts”, até final do mês de maio em Lisboa.