Na final que teve lugar, no Time Out Mercado da Ribeira, em Lisboa, participaram os 15 restaurantes mais votados pelo público nos últimos meses. A concurso estiveram perto de 1500 restaurantes de todo o país que submeteram a escrutínio acepipes em diversas categorias: carne, peixe e arroz. Na final a dezena e meia de finalistas submeteram-se aos palatos apurados e à critica de um júri de chefes de cozinha.

Os pratos vencedores foram o Arroz de Cabidela e o Cabrito Assado no Forno, do restaurante Estrela da Mó, nas categorias de arroz e carne, respetivamente. Já o restaurante Castas e Pratos, vencedor da edição de 2015, voltou a brilhar, desta vez com o prato Sabores da Nossa Costa, na categoria de peixe.

"Sabores da Nossa Costa" (restaurante Castas e Pratas), prato vencedor na categoria peixes.

Os 15 finalistas, provenientes de norte a sul do país, foram avaliados por um painel de júri, composto por Carlos Madeira, chefe de cozinha da Unilever Food Solutions, Paulo Pinto, Luís Gaspar, Celso Padeiro, Carlos Gonçalves e António Lourenço, chefes da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e das Equipas Nacionais de Competição Culinária.

Os participantes no Concurso reuniram mais de 19 mil votos únicos do público. Por cada voto único, a Unliver Food Solutions e o seu parceiro Arroz Bom Sucesso fizeram corresponder 100 gramas de arroz, que será oferecido a instituições de solidariedade social escolhidas pelos 15 finalistas. Nesta edição serão doadas 2 toneladas de arroz, o equivalente a cerca de 30 mil refeições de arroz.

Cabrito no forno
Cabrito Assado no Forno, do restaurante Estrela da Mó.

O concurso Melhor Sabor de Portugal é uma iniciativa promovida pela Unilever Food Solutions que tem como objetivo promover a visibilidade dos restaurantes portugueses e fomentar a sua aproximação aos seus clientes.