João Paulo Martins, jornalista de vinhos, acaba de dar aos escaparates o título “200 Wines”, uma seleção de vinhos de 2018 pensados para acompanhar as mais variadas refeições. Sejam elas peixe, carne, marisco, ementas mais leves ou mais substanciais.
A receita é já conhecida: melhor alimentação, exercício e mais prevenção são os ingredientes para uma vida mais saudável. Ingredientes que vão estar em destaque a 7 e 8 de julho na 2º Festa da Saúde, no Porto, evento que reúne demonstrações de cozinha, rastreios, música, dança e debates.
Até ao próximo mês de agosto os Vinhos do Tejo, particularmente os do concelho de Almeirim, visitam algumas das mais emblemáticas praias de Portugal, da Nazaré até Montegordo, no Algarve. Na bagagem seguem vinhos de quatro produtores da região. O objetivo é fazer mostra e prova de diferentes néctare
Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, acolhe de 6 a 8 de julho o seu primeiro Festival do Caracol. Não vão faltar argumentos à mesa para saborearmos este molusco que elegemos como um dos petiscos nacionais.
A 14 de julho a cidade de Setúbal acolhe a terceira edição da Festa Branca – White Wine Party. À prova e venda estarão mais de cem rótulos de vinhos e espumantes brancos e rosados, assim como cervejas artesanais, as convidadas deste ano.
Quis a feição de Lisboa, cidade de colinas e vistas de muitas surpresas sobre o rio e o casario, dar-nos a oportunidade de lhe degustar estas características a partir das alturas. Os terraços da capital estão na moda, espaços de convívio, de sabores e de muita música. Uma Lisboa vivida a partir do c
De 6 a 8 de julho a Praia da Vagueira, em Vagos, torna-se no epicentro da cozinha nacional com uma verdadeira concentração de chefes de cozinha, gastrónomos e apaixonados pelas lides culinárias. Trata-se da 5ª edição do Vagos Sensation Gourmet.
A alheira não se frita, não acompanha batata frita, não leva corte e pede tempo de forno, pelo menos 40 minutos. O transmontano apaixonado por cozinha e formador Rodrigo Meneses, derruba ideias feitas sobre este enchido secular.
Em tarde de chuva estival, o grupo britânico James subiu ao palco no Rock In Rio. Tocou com competência. Mas, desengane-se caro leitor, o artigo não é sobre música. Aqui a toada é outra e enquanto Tim Booth lançava as suas paisagens sonoras, metíamos o dente no Time Out Market instalado no recinto.
A campanha da União Europeia, promovida por uma associação portuguesa e uma espanhola, para incentivar o consumo de carne de coelho na península Ibérica, até 2020, arranca hoje e conta com um financiamento de quase cinco milhões de euros.
A 6 de julho o grande rio do norte do país recebe a Douro Wine Party, um cruzeiro que também é uma alargada prova de vinhos, uma festa, um passeio, um convívio, um Sunset. Um evento que vai reunir mais de 200 vinhos portugueses.
Entre 13 e 15 de julho a recriação da Batalha de Vimeiro, com centenas de figurantes, vai uma vez mais animar a localidade do concelho de Lourinhã. Um dos pontos altos do programa é um jantar de campo de porco na vara.
O balanço do primeiro fim de semana do festival Rock in Rio-Lisboa foi de casa cheia para o Time Out Market. Em dois dias de festival foram vendidas mais de 20 mil refeições naquele que é o primeiro mercado pop-up de alta cozinha de um festival de música.
A partir de 30 de junho, a cidade de Vila Nova de Gaia vai ganhar mais ritmo com os concertos do Sandeman Stage. Espetáculos no Largo Miguel Bombarda servidos com os cocktails à base de Vinho do Porto do restaurante e bar The George & Terrace.
A 30 de Junho, o chefe Nuno Bergonse cozinha com produtos locais e da época para uma mesa única de 50 pessoas no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Isto no ambiente festivo do Adegga Wine & Food Festival.
Também na gastronomia as boas ideias e iniciativas merecem destaque e visibilidade. Nesse sentido, até 25 de julho, no âmbito do Projeto Medfest, estão abertas candidaturas de empresas e entidades responsáveis por projetos exemplares e boas práticas gastronómicas e culinárias inovadoras e criativas.
De 6 a 30 de julho, o restaurante The Old House, em Lisboa, casa de cozinha chinesa, mais propriamente a gastronomia de Sichuan, vai estar em modo festa com espetáculos durante as refeições. A arte de servir chá, a de cuspir fogo e descontos de 20% nas refeições vão ser “servidos” à mesa.
O Time Out Market acaba de fechar a lista de convocados para a 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa e apresenta os 14 espaços e chefes que farão parte do primeiro mercado pop-up de alta cozinha, que estará em pleno funcionamento na Cidade do Rock a 23 e 24 e, mais tarde, a 29 e 30 de junho.
A 29 de Junho, o Panorama, restaurante do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, recebe o chefe Pedro Mendes da Quinta do Quetzal, localizada no Alentejo, para mais um evento que leva à capital os beberes e comeres de produtores vínicos nacionais.
Porque esta é a 7.ª edição do evento REFRESH, a Comissão Vitivinícola da Bairrada quis dar-lhe uma nova dinâmica: mudou data e local. Elegeu assim o primeiro sábado do mês de julho, precisamente dia 7, e vai levar o evento para novas paragens, de Coimbra para Aveiro.
O Twenty Two – 22 Lounge Bar, um novo espaço na capital, conta com zona de bar e de refeições. Com vista para o Miradouro de Nossa Senhora do Monte, oferece um serviço singular. Quem tem no computador a sua ferramenta de trabalho, pode ali permanecer todo o dia, paga uma avença mensal e tem desconto
Justa Nobre, Nuno Mendes, Luís Gaspar são apenas três, entre os dez sonantes nomes do panteão gastronómico nacional que durante 10 dias, a partir de 21 de junho, promovem, nos Açores, outros tantos jantares com os comeres e produtos das ilhas atlânticas. Um evento aberto ao público em geral.
É já a 22 de junho que o concelho de Almada ganha uma nova centralidade nas lides gastronómicas com a abertura do Mercado da Romeira. São 12 espaços de restauração, dos hambúrgueres artesanais, ao pão de lenha, sumos e cervejas.