As gulosas e gulosos estão convocados para, a 1 de setembro, participarem numa demonstração ao vivo de doçaria em Coimbra. Mafalda Agante, doceira, autora, bloguer, vai dar mostra e prova das razões de todos os dias nos colocar a pergunta “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”.
Doces, frescos, vinhos, pão. Estes são alguns dos produtos, todos nacionais, que encontramos na Mercearia Criativa. Aberto desde 2010, este espaço propõe-se recuperar o hábito de comprar no bairro onde se vive, conhecer os clientes pelo nome e desfrutar de boas iguarias portuguesas.
O Street Fest, desta feita com o Mercado de Fusão, regressa à Praça do Martim Moniz, a 15 e 16 de Setembro, com vários conceitos de Street Food e petiscos para todos os gostos.
Não há boa cozinha sem boas facas e, estas, temo-las de todas as formas e feitios. A dar prova desse facto, a 1 e 2 de setembro, Caldas da Rainha acolhe a Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, no Centro Cultural e de Congressos. Evento com a presença de cuteleiros de cinco países e entradas gr
Dizer adeus às férias de copo na mão. Por isso, a 7 de setembro, o jardim do Lisbon Marriott vai encher-se de música, vinhos, espumantes, cervejas artesanais, petiscos, jogos e meio milhar de prémios. É a nova edição Bye Bye Summer Wine & Beer Party.
É de tesoura na mão e chapéu de palhinha em modo proteção solar que arranca esta reportagem. Estamos na vinha, no Ribatejo, e preparamo-nos para vindimar. Uvas gordas, sumarentas, amadurecidas. Uma vindima peculiar, cuidada, quase cirúrgica. Estas são uvas de mesa e, como perceberemos, com caprichos
De 12 a 16 de setembro Lisboa transforma-se na capital do Mediterrâneo com a organização de um festival internacional que promete fazer do Parque de Jogos 1º de Maio o palco para um mega evento de gastronomia, artesanato, dança, música, debate.
De 7 a 9 de setembro o Porto Welcome Center vai soar e saber a Brasil com a festa dedicada aquela país sul-americano. Brazilian Days é um festival cultural onde não faltará a cozinha com tempero tropical.
Na Bairrada, terra de grandes espumantes portugueses e de paisagens exuberantes, ainda se colhem as uvas à mão. Por isso, os produtores Aliança Vinhos de Portugal e Caves do Solar de São Domingos apostam em ofertas enoturísticos com enfoque nas vindimas.
De norte a sul do país, há por esta época azáfama nas vinhas. Colhem-se as uvas para o vinho novo. Momento para os produtores abrirem as portas das adegas e as partilharem com o público. Aqui, encontra dezenas de programas, das visitas, às provas de vinhos, aos passeios de barco e cozinha regional.
Contrariamente a 2017, quando a vindima foi antecipada três semanas, esta ano o estado do tempo ditou algum atraso. No Douro, a apanha da uva não tardará. Antecipando esse momento, a Quinta de la Rosa, sobranceira ao rio Douro, junto à vila do Pinhão, apresenta “Programas de Vindima 2018”.
De 7 a 9 de setembro a renovada Praça do Marquês, em São João da Pesqueira, coração do Douro vinhateiro, recebe mais uma VINDOURO Wine & History - Festa Pombalina. Isto em ano de festa com novidades, no concelho com a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade.
O amor à cozinha e a vontade de valorizar os produtos da terra estão na origem da Chocofigo. A empresa criada em Loulé, Algarve, por Baltazar Guerreiro, tem como base o figo e a amêndoa, produtos endógenos, e associa-lhes o chocolate.
O bacalhau, seus usos e costumes e dicas de confeção, vai dar mote a uma sessão de cozinha aberta ao público, conduzida pelo chefe Luís Barradas, o homem à frente da carta do restaurante Can the Can. A iniciativa decorre a 24 de agosto em Óbidos.
O Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, agenda até ao final do mês de agosto, três refrescantes iniciativas com bebidas icónicas. Uma nascida nas guerras napoleónicas, outra casada com o gengibre e uma outra, um misterioso licor de origem espanhola.
Assistimos a um aumento exponencial de publicações sobre temas como a alimentação vegan e os seus benefícios na saúde, os testes em animais e o impacto da indústria pecuária no meio-ambiente. Começa a haver uma maior consciencialização dos efeitos destas indústrias na nossa saúde, nos animais e no a
Anualmente a revista norte-americana Condé Nast Traveler publica as listas com as escolhas para os melhores do mundo. O restaurante Prado, do chefe António Galapito, é este ano eleito na exclusiva lista dos novos restaurantes mais empolgantes do mundo.
O Paço dos Cunhas de Santar, em Viseu, recebe, a 9 de setembro, a Festa das Vindimas de Santar, evento que celebra as colheitas na Região Demarcada do Dão, território de vinhos singulares. Um dia que terá no palco a voz de Teresa Salgueiro.
A 30 de agosto é inaugurado, à beira Douro, em Vila Nova de Gaia, o 17-56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, o novo centro de visitas da empresa portuguesa com atividade ininterrupta há 262 anos. Três mil metros quadrados vão fazer mostra e venda de centenas de vinhos, queijos e cozinha tradic
Com o mês de setembro, três itinerários temáticos tendo como mote os cafés do Bairro de Alvalade, mais concretamente a Avenida de Roma, desafiam os interessados a descobrir um pouco da história do nosso tempo, partindo de abordagens como o cinema, a Revolução de Abril, o Rock. Estão abertas as inscr
É à rica flora da Serra da Arrábida que o mel da região de Sesimbra vai buscar as suas características. De 24 a 26 de agosto, aquele município realiza uma vez mais a feira ZimbraMel, uma festa plena de doces argumentos.
Cátia Goarmon criou há alguns anos uma assinatura que se tornou um caso sério no contacto televisivo com os portugueses. A Tia Cátia, mulher de sorriso largo, voz aconchegante e cozinha com sabor a caseiro. Conversamos com a Tia e trazemos no bloco seis receitas de bom sabor e fácil confeção. Ora ve
Os novos croquetes de rabo de boi com ketchup de gengibre e citronela podem ser saboreados no restaurante lisboeta, do chef Rui Rebelo, até dia 31 de agosto, por 5,40 €. O preço inclui uma garrafa da Extraordinária, outra das novidades deste verão.