De 12 a 17 de setembro, o Festival Italiano regressa à zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, com gastronomia e a cultura transalpina em destaque. Não vai faltar o Campeonato Português de Piza.
Setembro é por tradição mês de vindimas na Península de Setúbal e de azáfama em algumas das casas mais emblemáticas de vinhos nacionais. Tal como em anos anteriores, os produtores agendaram para o mês nove do calendário um alargado programa de atividades.
Já em contagem decrescente para a época das Vindimas, a Adega Mayor convida, em setembro, a viver uma experiência de enoturismo na planície alentejana de Campo Maior.
A 25 de agosto, a Adega da Caminhos Cruzados, em Nelas, abre portas para mais uma Conversas n’Adega, um projeto de enoturismo que engloba provas de vinho, visitas à vinha e à adega e ainda jogos e programas didáticos.
No Seixal, há uma pastelaria que se diferencia pelo tamanho abonado dos seus bolos, em formato XXL. Chama-se Cosmopolis e aconselha estes petiscos para partilha em grupo. Ou, nos casos mais arrojados, para prazeres mais solitários.
O açúcar engorda, cansa, retira-nos energia e possui um efeito destruidor no organismo. Este é um alerta muitas vezes repetido e aqui presente neste “O Plano Detox de Açúcar”. Uma equipa de especialistas em alimentação e um chefe de cozinha apresentam em livro um plano para nos libertarmos do açúcar
Flores comestíveis, plantas aromáticas e hortícolas podem ser cultivadas dentro de casa próximo de uma janela, numa varanda ou terraço. A este propósito, Isabel de Maria Mourão e Miguel Maria Brito, mãe e filho, publicaram o livro “Uma Horta em Casa”. Notas para acompanhar o crescimento dos alimento
Enquanto aguardamos a cara renovada do tradicional e histórico Mercado do Bolhão, no coração da Invicta, podemos antecipar o que vamos encontrar no pós-obras em quatro espaços de restauração temporários instalados nas proximidades do edifício.
A Índia é um mundo o que também se aplica aos seus comeres. A 15 de agosto, o Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, faz mostra das cozinhas indianas. Isto na data em que se comemoram os 71 anos sobe a independência daquele país asiático.
Com base na dieta de cada um, o calculador online Meat Blitz, revela como todas as nossas opções alimentares se relacionam. Quantos animais devem ser criados para satisfazer o nosso apetite? Quais os recursos necessários para criar essa quantidade de animais? Duas perguntas para as quais obtemos aqu
Anualmente, a revista “Mixology Bar Awards”, constituída por bartenders e que conta com 11 anos de implantação, elege os melhores bares e mixologistas da Europa. Este ano, há três candidatos portugueses, o Toca da Raposa, o Red Frog, ambos a funcionar em Lisboa. Junta-se-lhes o mixologista Paulo Gom
O empresário luso-descendente Simon Haxton vai recuperar tradições com a abertura da destilaria Portuguese Bend em Long Beach, a sul de Los Angeles, prevista para abrir até ao final do ano.
A “Revolta do Bacalhau” está de volta com a 14ª edição de um concurso que desafia a imaginação e a criatividade dos profissionais de cozinha, estudantes e restaurantes a criarem novas receitas para o tradicional bacalhau da Noruega.
Até outubro próximo um grupo de produtores da região dos Vinhos do Tejo promove um conjunto de atividades para todas as idades integradas no período das vindimas. Visitas guiadas, trabalhos na vinha, pisa a pé e provas de vinho, estão entre os desafios aos participantes.
Foi no Algarve, em 2015, que arrancou a iniciativa “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria”. Volvidos três anos podemos consultar 21 episódios, com perto de duas dezenas de chefes de cozinha e mais de 70 receitas tradicionais.
Um grupo de estudantes da Universidade do Porto disponibiliza online um guia gratuito com receitas à prova de alergias alimentares. Além da receita e das respetivas tabelas de valores nutricionais, a página inclui vídeos de instruções de preparação
Em 2016 o cardiologista inglês Aseem Malhotra e o cineasta irlandês Donal O’Neill uniram-se no documentário “The Big Fat Fix”. O ponto de partida, uma aldeia italiana com população de longa idade. Agora chega aos escaparates a “A Dieta de Pioppi”, livro que desfaz muitos mitos alimentares.
Na Baixa lisboeta há empedernidos resistentes de um outro tempo. Lisboa muda, ganha ares de século XXI. “É bom” dirão alguns. “Menos bom”, perspetivam outros. Na realidade há espaço para um pouco de tudo, inclusivamente para a memória. Melhor quando esta tem o sabor e o aroma do café. É o caso desta
A tradição bacalhoeira no distrito de Aveiro vem de longe e com créditos. Para não os deixar em mãos alheias, todos os anos, decorre o Festival do Bacalhau. A iniciativa tem este 2018 interesse acrescido. Volvem 70 anos sobre a construção e viagem inaugural do Santo André, um icónico navio bacalhoei
O restaurante indiano Chutnify Lisboa fechou recentemente no período de almoço, durante os dias da semana. Contudo, a partir deste mês de agosto, o restaurante abre uma hora mais cedo, ao final da tarde, para a “Cocktail Hour”, com uma seleção de bebidas de autor.
Não julgue o leitor que estamos a falar de 300 calorias de prato insipido, monótono e sem vida. A autora de “Saladas Inspiradas” traz-nos aquilo que o título preconiza, comida saborosa, criativa e plena de ingredientes.
É possível comer algo saboroso, guloso e nutricionalmente equilibrado sem abdicar do que é doce. Esta é a crença de Sara Oliveira, naturopata e vegetariana, autora e bloguer. À conversa, Sara conta-nos quais os seus ingredientes preferidos e um dia perfeito em termos alimentares.
Batatas cozidas com a casca, muita manteiga e, principalmente, nada de batedeira: reinventada, a mais simples das receitas culinárias - o puré - foi o que tornou Joël Robuchon tão famoso.