Fern Green, autora deste “Sopas Detox” (Jacarandá Editora) abre o seu livro com um alerta “há muito tempo que se suspeita de que a acumulação de ingredientes artificiais esteja na origem da fadiga, do aumento de peso, de problemas gastrointestinais e de outros efeitos que prejudicam a nossa expectativa de vida”.
Partindo deste cenário pouco animador, a autora propõe um caminho alternativo em forma de desafio: uma cura de cinco dias com sopas detox. “Um meio excelente para dar ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita”. Ou seja, purificar-se com macronutrientes e micronutrientes vivos e ativos tais como as enzimas.
Uma dieta alimentar económica e que exige pouco material de apoio: uma panela ou tacho grandes, uma varinha mágica, um descascador, uma faca, uma assadeira e pouco mais, sublinha Fern Green.
Nas perto de 160 páginas do presente título, a autora apresenta 70 sopas e cremes à base de legumes, cereais, frutos secos e caldos. As propostas são enquadradas num programa detox simples de seguir. Green deixa ao leitor alguns exemplos de programas detox “para uma pele bonita”, “para melhorar a digestão”, “para reforçar o sistema imunitário”.
Todos estes planos apoiam-se no consumo de cinco sopas diárias. A primeira às 11h00 e a última às 19h30.
Fern Green divide a obra em quatro capítulos de acordo com o tipo de sopa: “100% Legumes”, “Sopa de Legumes e Cereais”, “Cremes com Sabor a Frutos Secos”, “Caldos Nutritivos”. Explicadas passo a passo, as receitas são também acompanhadas de imagens não só dos ingredientes, como do resultado final. Entre as muitas confeções encontramos as sopas de espargos e limão, de abóbora-manteiga e cenoura, de brócolos e alho, de curgete e manjericão, de brócolos, aipo e lentilhas, de couve frisada, curgete e cevada, de pepino e iogurte.
Fern Green é uma food stylist, escritora, chefe experiente e proprietária de um hotel boutique. Escreve regularmente para revistas e trabalha como food stylist para várias marcas de topo em editoriais, publicidade e conteúdo de vídeo.
Autora de dois livros de receitas, o “Smoothies Verdes”, vendido na Europa, América e Austrália e “Breakfasts Morning Noon and Night”.
Quando não está a trabalhar, cozinha para os seus convidados no seu jardim de cozinha italiana em “Fireflies and Figs”, em Itália.
O livro chega aos escaparates com o preço de 11,90 euros.
Comentários