Neste mundo tão repleto de imbróglios por resolver, pode parecer-nos de somenos chamar a notícia algo tão banal como o corte de batata perfeito. Um drama de pequena escala culinária que, contudo, nos pode deixar particularmente irritados.
Isto quando aquele assado de domingo, que levou horas a preparar e a confecionar, chegado o momento de levar à mesa, apresenta umas batatas encruadas, pouco tostadinhas e nada apetitosas.
Cientes deste drama doméstico um grupo de alunos da britânica Edge Hotel School, dedicaram-se à resolução de um problema prático, colocando a seguinte questão: “qual é o melhor corte de batata para lhe tirarmos um sabor perfeito?”.
Unindo esforços com alunos de matemática da Samuel Whitbread Academy e partindo do método dos “7 passos” para produzir a batata assada perfeita, do chefe de cozinha Heston Blumenthal, os jovens aspirantes a investigadores chegaram a uma nova conclusão.
Esqueça, assim, o corte em quartos. Deve, de acordo com este estudo, cortar a batata em ângulos de 30 º. Um corte que aumenta em 65% a área exposta ao calor do forno e, consequentemente, melhora o assado.
Citando a página na internet Hotelier, o próprio Heston Blumenthal afirmou que este corte na diagonal “melhora a superfície, mas também cria bordas mais longas. É importante porque são as bordas que ficam agradáveis e estaladiças”.
Comentários