Este ano, a segunda edição do Naked Grouse’s LiBARating Swap convida 12 bartenders de seis bares que integram a lista dos “World’s 50 Best Bars” a trocar de balcão ao longo de quatro dias.

Durante esse período, as equipas dos diferentes bares irão submergir na cultura, nas paisagens, nos cheiros e nos sabores de cada cidade anfitriã e darão um workshop sobre “O Futuro do Whisky”, antes de colocarem em prática toda a experiência adquirida, criando uma série de novas bebidas.

Seis dos melhores bares de cocktails do mundo vão de viagem e Portugal recebe o dinamarquês
Seis dos melhores bares de cocktails do mundo vão de viagem e Portugal recebe o dinamarquês Interior do Red Frog. créditos: Humberto Mouco

Desta forma, a 18 de setembro o Red Frog vai trocar a cidade de Lisboa por Copenhaga, na Dinamarca, onde se encontra o bar Ruby, cuja equipa virá a Portugal 7 dias antes, a 11 de setembro.

O mesmo acontece com outros quatro bares em cantos opostos do mundo: o Dandelyan, em Londres, troca com o Imperial, em Tel Aviv; e o Indulge, em Taipé, troca com o Bramble, em Edimburgo.

Seis dos melhores bares de cocktails do mundo vão de viagem e Portugal recebe o dinamarquês
Seis dos melhores bares de cocktails do mundo vão de viagem e Portugal recebe o dinamarquês

Não há placa na rua a anunciar o Red Frog, bar numa transversal da Avenida da Liberdade (Rua do Salitre, nº 5ª), em Lisboa. O cliente tem de procurar na parede o sapo vermelho de louça e tocar à campainha. Depois, é descer as escadas até à cave. Os sofás em couro capitonné, a decoração vintage, a média luz, a música swing, jazz e funk marcam o compasso, enquanto os bartenders e mixologistas se atarefam a preparar cocktails de assinatura.

Nos últimos anos o Red Frog tem colecionado prémios.  “Melhor Bar do País” e “Melhor Menu de Bar” em três anos consecutivos (2015, 2016, 2017) no Lisbon Bar Show, o principal evento nacional da área; “Melhor Bar de Lisboa” nos Time Out Bar Awards 2017; e o 92º lugar do top do “World's 50 Best Bars”.