Cuba Libre é nome que, em si mesmo, no apadrinhamento, encerra a origem deste cocktail nascido nos idos do século XIX nas Caraíbas e que acabou por conquistar o mundo.

Uma bebida que junta no mesmo copo dois símbolos em formato bebida de outros tantos países, vizinhos geograficamente (com meros 140 quilómetros de mar a separá-los), mas há muito de costas voltadas. Cuba, e o seu rum e os Estados Unidos e as suas famosas bebidas gaseificadas de cola.

Um Mojito em 4 passos e a história do Prémio Nobel que adorava este cocktail
Um Mojito em 4 passos e a história do Prémio Nobel que adorava este cocktail
Ver artigo

O final do século XIX representou o grito de independência das últimas colónias espanholas nas américas, a ilha de Cuba entre elas. Uma guerra que, tendo o seu início em 1895, acabaria por contar com a intervenção de tropas norte-americanas em 1898. Isto após uma alegada sabotagem espanhola, no porto de Havana, a capital, a um navio das terras do Tio Sam. Facto que terá levado os norte-americanos a alinharem pelo lado das colónias das Caraíbas contra a poderosa Espanha.

Nas hostes americanas era figura de proa um oficial, o jovem capitão Russel a quem é atribuída a introdução de uma bebida de cola em Cuba. Terá Russel, na época e para celebrar a Independência, juntado uma dose de rum ao referido refrigerante e, com a operação, criado o primeiro cocktail Cuba Libre.

Facto contrariado por diversas fontes que situam a entrada da bebida de cola em Cuba dois anos mais tarde, já em 1900.

Polémicas da História à parte, estamos com a Cuba Libre perante uma bebida que mesmo o amador nestas artes do cocktail terá pouca margem para erras.

Para preparar a sua Cuba Libre basta seguir estas simples indicações:

Num copo alto, verter 50 ml de Rum claro a 100 ml de refrigerante de cola (sem citar marcas, percebemos naturalmente do que se fala). Resta juntar uma generosa dose de cubos de gelo e uma rodela de limão. Neste caso, se dentro ou fora do copo, é opcional.

Querendo acentuar o travo cítrico, opte por uma ou duas colheres de sopa de sumo de limão.

Naturalmente há variações a esta receita base e, a gosto, pode fazer as suas próprias experiências com diferentes tipos de rum e proporções diferentes de bebida alcoólica e refrigerante.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.