Dias 22 e 29 de Setembro e 6 e 13 de Outubro: são estas as datas que a Real Companhia Velha reservou este ano para “abrir os portões” de duas das suas quintas – neste caso Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, e Quinta do Casal da Granja, em Alijó – a quem quiser participar numa experiência de vindimas.

O programa não só tem nome, “Real Companhia Velha Harvest Experience 2018”, como identidade, apenas revelada in loco, nas t-shirts que são oferecidas aos presentes.

A iniciativa começa às 10h15 na loja de vinhos da Quinta das Carvalhas. Depois de feitas as apresentações – por um técnico da Real Companhia Velha – e de aperaltados para a lide da vindima, é tempo de seguir viagem pela Quinta a dentro e meter mãos à obra na apanha da uva.

Douro: Dois programas de vindimas para sentir e degustar o território

O almoço, típico tem vista sobre o rio Douro a 500 metros de altitude, a partir do topo da propriedade, junto à curiosa “Casa Redonda”. Da parte da tarde, o programa decorre na Quinta do Casal da Granja, onde os trabalhos têm início na mesa de escolha das uvas e terminam com pisa a pé nos tradicionais lagares de granito. No regresso à Quinta das Carvalhas, o programa termina com uma prova de vinhos.

A “Real Companhia Velha Harvest Experience 2018” tem um preço de 85,00 por pessoa euros. Reservas:  Tel.: 254 738 050; E-mail: carvalhas@realcompanhiavelha.pt

Quinta da Pôpa com o “Douro a seus pés”

Situada na EN 222, em Adorigo, no concelho de Tabuaço, a Quinta do Pôpa tem uma localização sobranceira ao rio, convidando a vindimar com o Douro “a nossos pés”. Para esta colheita, são dois os programas desenhados pela dupla inseparável de irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira: “Vindimas à do Pôpa” e “Almoço de Vindima”.

Em comum, as duas propostas incluem o welcome drink, momento dedicado à apresentação da Quinta do Pôpa, às raízes e às pessoas que fazem parte da sua história.

Douro: Dois programas de vindimas para sentir e degustar o território

Na opção “Vindimas à do Pôpa” segue-se o passeio pela vinha, onde é dada a explicação das diferentes castas que compõem o acervo desta propriedade situada no Douro Vinhateiro, e as uvas são colhidas e transportadas para o lagar; o almoço tradicional a apreciar numa mesa corrida, ao ar livre, acompanhado por uma prova de vinhos do portefólio da Quinta do Pôpa; e a visita à Adega, aos Lagares, à Sala de Cascos, ao Museu da Vindima e à Garrafeira.

Douro: Dois programas de vindimas para sentir e degustar o território

Já na proposta “Almoço de Vindima” o roteiro composto por estes cinco espaços da propriedade tem lugar logo após a receção e, só depois, é servido o almoço-convívio. A pisa a pé nos lagares e o lanche com o brinde final encerram ambos os programas.

Quanto a preços, o primeiro programa orça os 110,00 euros e o segundo 85,00 euros, por pessoa.

As reservas são feitas através do site da Quinta da Pôpa.