A Fernão Pires do Tejo, casta privilegiada na produção de vinhos de diferente caráter, inclusivamente espumantes, colheitas tardias e licorosos, está a saltar da vinha, não para os néctares báquicos, mas para um sorvete artesanal, com a assinatura da Pascoalini, a geladaria com berço em Santarém.

No que toca à fruta, este projcto de Patrícia e Rui Pascoalinho, já desenvolveu sorvetes com melão e morangos de Almeirim. É agora a vez da variedade de uva Fernão Pires do Tejo, em resposta ao desafio lançado pelos Vinhos do Tejo, através da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

Já podemos degustar um sorvete artesanal com sabor a uvas da casta Fernão Pires do Tejo
Já podemos degustar um sorvete artesanal com sabor a uvas da casta Fernão Pires do Tejo créditos: Goncalo Villaverde

O resultado é um sorvete, com verdadeiro sabor a “uva de vinho”. Destaque para o facto de ser confecionado, propositadamente, com grainha (que se sente, mas de forma suave), a fim de lhe conferir um lado mais vitícola.

A ideia é sentirmos que estamos a comer um gelado de uva de vinho. Não é, contudo, um gelado de vinho, pois não estamos perante um produto com álcool. Algo que a Pascoalini já criou anteriormente, em parceria com a Quinta da Alorna (também do Tejo), à base do seu Abafado 5 Anos.

No caso vertente, trata-se de um sorvete de fruta, com cerca de 35% de Fernão Pires do Tejo, a juntar a água, limão, açúcar e dextrose.

O sorvete “Fernão Pires do Tejo” está à venda nas lojas da Pascoalini, em Santarém (Avenida Andaluz, 19 A), Lisboa (Rua da Palmeira, 2) e Almeirim (Mercado Municipal), e também nas suas motos de street food. Estará disponível apenas na época das vindimas, ou seja, durante os meses de setembro e outubro.