Todos sabemos como os portugueses têm especial apetência para recordes mundiais no que toca à comida. A maior sardinhada do mundo, o maior arroz de lapa do mundo, o maior pão com chouriço do mundo, são três entre os muitos exemplos nacionais que podemos resgatar das páginas do internacional “World Book of Records”.

Não fugindo a este tema superlativo, o Algarve vai assistir a 15 de setembro, pelas 18h30, a mais uma obra-prima do gigantismo, desta feita a maior cataplana do mundo, ou não estivéssemos nós em geografias meridionais.

A festa vai decorrer em Albufeira, integrada na festa de fim de dia da Classic Weekend Marina de Albufeira, evento que tem agenda entre os dias 14 e 16 de setembro.

Vamos a contas: a cataplana vai ter perto de quatro metros de diâmetro e uma senhora altura, mais de 1,80 metros. Muito cobre trabalhado à mão que resulta numa peça com 500 quilos.

Do recipiente vão sair, estima a organização, mais de duas mil doses de alimento. E, também neste item, há que olhar para números grandes. Ora veja-se: 76 quilos de camarão, 267 quilos de amêijoa, mais de 300 quilos de carne de porco, perto de 90 quilos de cebolas e dezenas de litros de vinho. Isto para citar apenas alguns dos ingredientes.

Para assistir à confeção da gigantesca cataplana não paga nada. Para encher o prato, o que inclui acesso à bebida, paga 5,00 euros.

Uma iniciativa de cariz social, dado as receitas reverterem a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.