Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu são as sete magníficas que durante duas semanas nos propõem uma volta nacional pelas melhores tapas e petiscos. De 20 de setembro a 7 de outubro, receitas tradicionais, inovadoras e com uma boa dose de criatividade serão servidas à mesa de 120 restaurantes e bares.

Blinis, canapés, tortilhas: os segredos para entradas e petiscos ultrarrápidos
Blinis, canapés, tortilhas: os segredos para entradas e petiscos ultrarrápidos
Ver artigo

Petisco e cerveja orçarão os 3,00 euros nesta Rota de Tapas Estrella Damm. Como nas jornadas anteriores, os participantes são convidados a participar em passatempos que os habilitam a prémios. Basta para isso correr os diferentes espaços aderentes, colecionar carimbos no “passaporte” que é distribuído.

Em Lisboa, são 17 restaurantes a aderir à iniciativa, espalhados pelos bairros de Campo de Ourique, Graça e Bairro Alto, com os mais variados sabores – choco, polvo, alheira, mexilhão, cachaço, frango, sushi e opções vegan.

Na cidade Invicta, são 21 restaurantes, da Ribeira à Foz, passando por Cedofeita ou pelos Aliados, e vários pontos de paragem obrigatória como a Trinkas Petisqueira, para provar a Mini Bifana "À trinkas", a Osteria di Porto, para descobrir o Trio de Bruschetta, ou o Bao's Taiwanese Burger, para saborear um Pork Rib Bao.

Em Braga há 16 tapas para degustar, com sabores tradicionais como alheira de caça, bacalhau ou linguiça, mas tambem com sabores exóticos como cogumelos shitake, caril ou lâmina de salmão enrolado com manga e abacaxi em molho especial.

Já a sul, em Faro, região de peixe e marisco frescos, são 19 restaurantes a aderir à iniciativa onde será possível experimentar filete de cavala, muxama de atum, barriga de atum entre outras espécies.

Em Aveiro há 19 tapas para descobrir, tão variadas como salada de ovas, mexilhões, pastéis de bacalhau, almofada de leitão, ovo de codorniz, pataniscas, feijoada de bacalhau, filete de petinga, entre tantos outros.

No Alentejo, região reconhecida pela sua gastronomia e hospitalidade,  são 16 os restaurantes aderentes em Évora – muitos deles icónicos. As propostas gastronómicas fazem-se de enchidos, caça, queijos, havendo também espaço para tapas de peixe e opções para os vegetarianos.

Ainda pelo interior do país, em Viseu, os 12 restaurantes aderentes propõem os enchidos, a petinga frita, pataniscas de bacalhau, camarão, queijos, carne de porco laminada, tortilha ou massa de rancho.

Informação sobre os restaurantes participantes pode ser consultada na página do evento.

Para abrir apetites pode ver abaixo alguns dos petiscos de edições anteriores.