João Paulo Martins, jornalista especializado em vinhos, faz das perto de 300 páginas do seu mais recente livro, novo pretexto para voltar ao convívio de quem habitualmente o lê e de todos aqueles que, não o fazendo na imprensa escrita, têm neste “Mais Histórias com Vinho & Outros Condimentos” (Oficina do Livro), ligação direta aos meandros, narrativas, polémicas deste mundo.

Um título que reúne, tal como em livros anteriores, crónicas que João Paulo Martins publicou nas Revista de Vinhos e Vinhos – Grandes Escolhas, no jornal Expresso, onde colabora regularmente.

Um segundo livro de crónicas que nasceu de um processo de depuração de material escrito e publicado que o especialista em vinhos juntou desde 1989. “Naturalmente, vistas à distância, muitas delas [as crónicas] já se mostravam menos interessantes ou abordavam temas que passaram à história (…). Ainda assim juntei um número enorme”.

“Mais Histórias com Vinho”, um livro repleto de provocações e muito condimento

Uma coleção de textos que João Paulo Martins “arruma” em diferentes capítulos como, por exemplo, “Com Humor e Afeto”, “As Terras e os Produtores”, “As Provas e as Críticas, Pois Claro”, “Várias Histórias e Muitos Lugares”.

O autor reserva um capítulo para “Controvérsias, Provocações e Outras Questões”, justificando porque, como nos diz no prefácio à obra, “sempre gostei deste tipo de textos.

Com humor e sentido crítico, lemos dezenas de histórias, dos vinhos da “raspadinha”, aos néctares que nos chegam com e sem maquilhagem, às alfinetadas em certa crítica internacional, às audiências, às provas e suas peripécias, às modas, bizarrias e, inclusivamente, uma homenagem a um “maluco” do vinho.

“O que João Paulo Martins fez com o vinho português, pelo vinho e sobre o vinho, não tem preço, tem valor acima do que se imagina”, escreve António Barreto, no posfácio

João Paulo Martins publicou anteriormente o livro “Tudo Sobre Vinho do Porto”, em quatro línguas, “Histórias com Vinho & Outros Condimentos” e “200 Wines For Pairing With Portuguese Food”. Com o Chefe Vítor Sobral, assinou “O Portugal de Hoje à Mesa” e publica há mais de duas décadas o guia “Vinhos de Portugal”.

O jornalista é, ainda, membro do júri do Concurso Mundial de Bruxelas e já foi convidado para vários acontecimentos importantes no universo dos vinhos em Londres, África do Sul, Brasil, Madrid, Düsseldorf e Chile.

O livro chega aos escaparates com o preço de 15,50 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.