Cella Vinaria Antiqua, em latim, verte para o nosso português atual como Adega de Vinho Histórica. Nome que, por seu turno, se cola ao novo projeto da Honrado Vineyards focado, especialmente, na produção do artesanal Vinho da Talha, uma técnica de produção adotada do período Romano na Península Ibérica.

A Cella Vinaria Antiqua, espaço que inaugurará a 15 de setembro (15h00), será ainda um espaço-museu que irá ensinar aos mais novos as técnicas e tradições do Vinho de Talha.

A adega recuperada resulta de uma colaboração entre um pai conhecedor do Alentejo e um filho mais tecnológico que viajou pelo mundo.

António Honrado revela que ​“como alentejanos criados a sopas e Vinho de Talha, cabe-nos também a nós a missão de não deixar esta tradição morrer”​.

Já o filho, que assume responsabilidades de gestor neste projeto, acrescenta que para responder à procura cada vez maior dos mercados nacionais e internacionais tiveram “​a felicidade de encontrar no coração do Alentejo um tesouro soterrado: uma Adega com centenas de anos que depois de reestruturada apresenta uma arquitetura inspirada nos tempos romanos e que é a casa perfeita para um projeto que se foca apenas na produção, preservação, e divulgação do Vinho de Talha”.

A Cella Vinaria Antiqua situa-se na aldeia de Vila de Frades (Vidigueira).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.