Já este 21 de setembro inaugura a Cantina Peruana. Em si a casa não é novidade, pois já funcionava no Bairro do Avillez desde 2017. Agora, autonomiza-se na Rua de São Paulo, ganha novas propostas, passa a fornecer almoços, baseados numa carta que espelha a diversidade das cozinhas daquele país sul americano, com influências espanhola, africana, japonesa ou chinesa. Um espaço com a acessória do peruano Diego Munõz, chefe de cozinha que Avillez conheceu quando trabalhou no restaurante espanhol El Bulli. Desde então ficaram com vontade de desenvolver um projecto em conjunto.

José Avillez leva a Tasca para o Dubai e abre dois restaurantes em Cascais
José Avillez leva a Tasca para o Dubai e abre dois restaurantes em Cascais
Ver artigo

"Na Cantina Peruana recriamos o ambiente boémio das antigas cantinas de Lima,
mas com um toque contemporâneo.  Aqui partilhamos uma cozinha peruana diversificada, rica, cheia de sabor e a nossa paixão pelo convívio, a qualquer hora do dia", sublinha Diego Muñoz.

"As cantinas, tabernas tradicionais, são verdadeiros ícones de Lima, fazem parte do nosso património cultural e a sua história está ligada à paixão dos peruanos pela gastronomia, enquanto forma de conviver", explica o chefe peruano.

josé avillez

Na carta vamos encontrar os Crudos refletem a forte ligação dos peruanos ao mar e incluem os tiraditos e os ceviches. A nova carta inclui um tiradito novo, o Tiradito Nikkei (lâminas finas de atum, leite de tigre nikkei, rábano branco e sésamo).

Já as Brasas remetem para os sabores e aromas dos grelhados preparados na rua, que unem os peruanos em torno do convívio e da comida ⎯ os anticuchos.

De sublinhar, ainda, as Frituras que incluem os típicos fritos acompanhados com molhos.
Aqui, a novidade são as Papas Anticucheras (batatas fritas com pele, em molho anticuchera,
com maionese de ají rocoto, criolla, ovos e pistácio).

josé avillez

Nas sobremesas mantém-se a Mousse de chocolate peruano e fazem a sua estreia na carta as sobremesas Tres Leches de Lúcuma  (pão-de-ló embebido em leite, leite condensado, leite evaporado, Pisco e licor de avelã, coberto com chantilly de lúcuma (fruta dos Andes) e polvilhado com cacau em pó), Merengado de Chirimoya (creme de leite, gomos de laranja embebidos em licor de laranja, sorvete de laranja e citronela, merengue de lima e espuma de anona), Papaya (papaia com leite de tigre de manga, lâminas de ají limo e rebentos de coentros)  e Sorbete de Lima (sorvete de lima em calda de Pisco Mosto Verde 1615, com anis estrelado e gengibre).

Por seu turno, no final de setembro, vamos poder comer cozinha libanesa, uma das mais criativas do mundo, também pela mão do nosso chefe duas estrelas Michelin. Trata-se do restaurante Za’atar, numa parceria entre Avillez e o chefe natural do Libano, Joe Barza.

Não se preocupe quem quiser visitar as duas novidades na restauração da capital, pois este libanês com mão portuguesa fica na porta ao lado da Cantina Peruana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.