Esta é a quinta vez que Rita Rivotti, fundadora e CEO da agência de design dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos e embalagens premium, é reconhecida com a distinção do concurso Pentawards, entre as maiores e mais disputadas competições do setor em todo o mundo. Recorde-se que a primeira vez foi em 2014, com a atribuição de ouro à embalagem e conceito do vinho Crochet.

Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”
Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”

O anúncio foi feito na passada quinta-feira, dia 6 de setembro, no museu Guggenheim, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, num evento que contou com a presença da equipa. Na bagagem, Rita Rivotti trouxe para Portugal um Pentaward 2018 OURO, na categoria “Vinhos”, pelo projeto “Lés-a-Lés”. A par do desenvolvimento criativo de toda a identidade visual e packaging, a agência sediada em Lisboa foi também responsável pelos  nomes associados a cada vinho.

A inspiração chegou dos mais de dez anos de viagens do enólogo e responsável pelo projeto, o jovem Jorge Rosa Santos, e da sua busca por regiões apaixonantes e castas esquecidas, de uma extremidade à outra de Portugal. Assim nascia o projeto “Lés-a-Lés”, uma coleção de vinhos, composta apenas por edições especiais.

A cada garrafa é associada uma viagem pelo património português, na qual o rótulo representa o bilhete de ingresso. “Medieval de Ourém”, “Arinto de Pedra e Cal”, “L’imigrant Sauvignon Blanc” e “Sério de Síria” são os vinhos que marcam a estreia do projeto no mercado nacional.

Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”
Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”

Criada em janeiro de 2007, a competição mundial dos Pentawards é a única exclusivamente dedicada ao design de embalagens. Todos os anos, embalagens de todo o mundo são avaliadas por um júri internacional de 12 designers e diretores criativos de grandes empresas. Entre os critérios de seleção, destaque para a qualidade criativa e relevância de marketing dos trabalhos apresentados.