Esta é a quinta vez que Rita Rivotti, fundadora e CEO da agência de design dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos e embalagens premium, é reconhecida com a distinção do concurso Pentawards, entre as maiores e mais disputadas competições do setor em todo o mundo. Recorde-se que a primeira vez foi em 2014, com a atribuição de ouro à embalagem e conceito do vinho Crochet.

Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”

O anúncio foi feito na passada quinta-feira, dia 6 de setembro, no museu Guggenheim, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, num evento que contou com a presença da equipa. Na bagagem, Rita Rivotti trouxe para Portugal um Pentaward 2018 OURO, na categoria “Vinhos”, pelo projeto “Lés-a-Lés”. A par do desenvolvimento criativo de toda a identidade visual e packaging, a agência sediada em Lisboa foi também responsável pelos  nomes associados a cada vinho.

A inspiração chegou dos mais de dez anos de viagens do enólogo e responsável pelo projeto, o jovem Jorge Rosa Santos, e da sua busca por regiões apaixonantes e castas esquecidas, de uma extremidade à outra de Portugal. Assim nascia o projeto “Lés-a-Lés”, uma coleção de vinhos, composta apenas por edições especiais.

A cada garrafa é associada uma viagem pelo património português, na qual o rótulo representa o bilhete de ingresso. “Medieval de Ourém”, “Arinto de Pedra e Cal”, “L’imigrant Sauvignon Blanc” e “Sério de Síria” são os vinhos que marcam a estreia do projeto no mercado nacional.

Portugal ganha medalha de ouro internacional para “o vinho mais bonito do mundo”

Criada em janeiro de 2007, a competição mundial dos Pentawards é a única exclusivamente dedicada ao design de embalagens. Todos os anos, embalagens de todo o mundo são avaliadas por um júri internacional de 12 designers e diretores criativos de grandes empresas. Entre os critérios de seleção, destaque para a qualidade criativa e relevância de marketing dos trabalhos apresentados.