A função de um Water Sommelier é largamente mais ampla do que um provador de águas. Considerada uma arte, a degustação de águas poderá ser comparada a uma prova de vinhos e cervejas, já que permite avaliar as características dos diferentes tipos de águas que são “fabricadas” nas profundezas da Natureza e, nessa medida, compreender e aconselhar a sua adequada harmonização com a gastronomia, bem como elaborar cartas de águas, ambas tendências mundiais.

Sendo cada água mineral natural uma entidade própria, é possível assumir-se que todas estas águas são diferentes na sua composição, sabor e textura.

Beber água às refeições engorda? 10 mentiras sobre alimentação
Beber água às refeições engorda? 10 mentiras sobre alimentação
Ver artigo

Por isso, o trabalho de Manuel Antunes da Silva requer treino, permitindo identificar os detalhes distintivos de cada água de acordo com a sua origem.

Quando um Water Sommelier prova uma água deve conseguir distinguir a sua origem, bem como outras propriedades como a quantidade/qualidade de gás, o conteúdo e concentração mineral. Foi este conhecimento que Antunes da Silva aprofundou durante o curso na Doemens Academy, partilhando a nova designação com um grupo ainda muito restrito em termos mundiais.

Manuel Antunes da Silva, que assume agora o título de primeiro e único Water Sommelier em Portugal, faz parte do Super Bock Group desde 2002, onde é diretor técnico de todas as concessões hidrominerais.

Não é só o vinho que se aprecia. Cinco passos para degustar uma água

Com experiência de 27 anos, é atualmente responsável pela gestão de recursos hidrominerais da empresa, assegurando a sua correta exploração e garantindo a sua sustentabilidade ao longo do tempo.

A sua carreira iniciou-se na área de Geologia, o que lhe permitiu adquirir uma vasta experiência e um conhecimento aprofundado dos processos que levam à transformação da água da chuva em Água Mineral Natural, um estado muito mais completo e puro. Ao longo do tempo, depois de ter participado em várias sessões e eventos de prova em Portugal e no estrangeiro, Manuel Antunes da Silva treinou a capacidade de distinguir os diferentes tipos de águas, compreendendo a Natureza e como esta “fabrica” algo tão excecional.

É autor e coautor de mais de 20 publicações técnicas, membro da International Hidrogeologists Association, a colaborar com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente e a Associação de Temas de Portugal , entre outras entidades.