Este é um concurso endereçado aos amantes da fotografia não profissionais. As melhores imagens, tendo por mote os Vinhos do tejo, ainda nas vinhas, na adega, ou à mesa, ganham prémios, de fins de semana naquela região, a experiências vínicas. Tudo para partilhar a dois.
O restaurante The Yetman, distinguido com duas estrelas Michelin, reabre esta primavera com uma nova experiência gastronómica pela mão do chefe de cozinha Ricardo Costa. Uma carta fiel aos princípios da cozinha desta unidade em Vila Nova de Gaia, respeito pelo legado da gastronomia portuguesa, pelo
Filetes de polvo com arroz de feijão, migas de tomate e poejos com carapauzinhos fritos. Dois, entre dez exemplos, da dezena de dias de mesa da Beira Baixa presentes no restaurante Bistrô & Tapas, em Lisboa. De 20 a 31 de março, mais uma iniciativa “10 Dias, 10 Pratos, 10 Euros”.
É parente da Estrela-do-Mar e senhor de uma carne fresca, marítima e de sabor singular. O Ouriço-do-Mar é prato indissociável da mesa da Ericeira e motiva um festival internacional entre 29 de março e 7 de abril. Para provar em 27 restaurantes locais.
Há quem o veja como o “caviar” do litoral português, nomeadamente em territórios onde existe tradição na captura e consumo, como a Ericeira. O ouriço-do-mar é delicado, fresco, singular. É motivo para Festival Internacional anual e para esta viagem ao mundo deste parente da estrela-do-mar.
A 23 de março, o design hotel Royal Savoy, no Funchal, propõe uma noite vínica com degustação de cinco pratos à base de produtos locais. Isto em mais uma iniciativa “Food & Wine Experience”.
Temo-los clássicos, jovens, exigentes, irreverentes, elegantes. Os vinhos contam com muitos perfis, assim como os pais. Para que a nenhum papá falte o néctar que melhor se cola à sua personalidade, selecionamos sete. Vinhos com caráter diverso para mimar no dia 19 de março.
Três chefes de cozinha com estrela Michelin preparam-se, a 29 de março, para proporcionar a quem se lhes quiser juntar, uma experiência culinária com a Lampreia do Rio Minho. Um jantar harmonizado com vinhos Alvarinho, que promete surpresas à mesa. Lampreia vai casar com inovação.
Assado, em feijoada, servindo ensopados, com ou sem a tinta, a partir de 23 de março, cerca de sete dezenas de restaurantes do concelho de Setúbal dão a provar receitas de choco, umas tradicionais, como a versão a frito do molusco, outras inovadoras. Um evento que inclui uma aula de culinária.
A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) formaliza em abril um protocolo com uma escola japonesa que concede a Portugal um nível de certificação e especialização em cozinha tradicional do Japão inédito na Europa.
A 23 de março, a cidade de Aveiro recebe um festival com presença de vários produtores de ostra. A iniciativa decorre no espaço da Ostraveiro e reserva lugar para 90 comensais.
A 19 de março comemora-se o Dia do Pai. Tornando extensível este dia especial a uma agenda mais alargada, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal está a propor atividades que vão das provas de néctares aos descontos em vinhos especiais.
O mundo ingere um número exorbitante de carne. Em 50 anos aumentámos o consumo de proteína animal de 50 para 330 milhões de toneladas, em 2017. Um número pesado, num planeta de recursos escassos. Um caminho para suprir a demanda de carne, pode passar pela produção da congénere de laboratório. Vítor
Consciente de que a alimentação da criança se cuida a partir da gravidez das mães, continuando nos primeiros anos de vida dos pequenos, Geninha Horta Varatojo, diretora do Instituto de Macrobiótica de Portugal, dá aos escaparates o livro “Comida Macrobiótica para Toda a Família”. Um título que elenc
O Red Frog, o bar premiado à nível nacional e destacado na lista dos “The World’s 50 best bars”, acaba de lançar a sua nova carta de cocktails, com 42 propostas, incluindo opções sem álcool e outras com baixo teor alcoólico.
Bifes de presunto, cabrito do monte, bucho doce e vinho Alvarinho. Estas são algumas das propostas para o Fim de Semana Gastronómico em Melgaço, de 22 a 24 de março.
Francisco Moreira, chefe de pastelaria e mestre chocolateiro, é o novo rosto do canal de temático de cozinha 24Kitchen. Aos 27 anos, a trabalhar na Bélgica, Francisco apresenta-se ao público português no programa “Doces do Ofício”. Uma viagem à pastelaria e chocolataria que quer ir além do banal. O
Em linha com o objetivo da organização do Goût de France, iniciativa que promove a gastronomia francesa, os chefes de cozinha Frederic Breitenbucher (Myriad By SANA, em Lisboa) e Patrick Lefeuvre (EPIC SANA Lisboa) criaram uma ementa sofisticada, inspirada nos sabores gauleses. À mesa do River Loung
A taberna de Alvalade, em Lisboa, que alberga sabores de vários países do continente asiático criou um mapa para ajudar os que se perdem com pratos mais condimentados. O “Destino do dia” é a nova opção de almoço do restaurante Soão, com sabores à escolha de três países.
Sem rodeios e ´rodriguinhos`, o crítico gastronómico Fortunato da Câmara, desconstrói nesta conversa todas as ideias feitas, banalidades e modismos que hoje em dia se colam à palavra Gourmet. Tudo o parece ser, quando na realidade, a palavra, mãe de outras ligadas à gastronomia, define algo tão simp
Bem ou mal passada, branca ou vermelha, a carne deve ser sempre tenra e suculenta. Com janelas viradas para plena Praça de Alvalade, a Mercantina conta com um elenco de carnes de diferente proveniência. A grelha, segue o método da Toscana, em Itália.
Quando Cascais se junta ao Porto o resultado pode ser um “Brunch Doce”. É o que vai acontecer no mês de abril no Sheraton Cascais Resort que, numa associação à marca de chocolate Arcádia, promete domingos dignos dos mais gulosos. Isto sem esquecer os tradicionais sabores da Páscoa.
Já no século XIX um jornal de Resende tecia elogios a um doce local, as Cavacas, especialmente apreciadas chegada a Páscoa. Volvido mais de um século o município homenageia a cavava concedendo-lhe honras de festa. Acontece a 30 e 31 de março repleto de sabores da região.
Começa com um jantar dedicado à cabidela, onde cinco chefes irão cozinhar cabidelas de galo, leitão, borrego e javali. Este é só o pontapé de saída para dez dias de jantares, conversas e ainda um fórum de cozinha.