Trufas de figo, amêndoa e chocolate

Corte os pés a 200 g de figos secos, se achar que são muito duros.

Coloque num robô de cozinha os figos, 70 g de miolo de amêndoa sem pele, uma colher de chá de azeite extra virgem suave, raspas da casca de uma laranja, 40 g de chocolate preto, com 70& de cacau. Triture até obter umas migalhas moldáveis.

Faça bolinhas do tamanho de brigadeiros, pressionando bem a mistura, passe por cacau em pó e coloque em forminhas de papel.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Trufas de figo, amêndoa e chocolate

Trufas de cacau e alfarroba (sem açúcar refinado)

Ligue o forno a 190 ºC e leve três quartos de chávena de chá de amêndoas a torrar durante cinco minutos.

Triture as amêndoas num processador.

Junte duas colheres de sopa de cacau em pó, meia colher de sopa de farinha de alfarroba, meia colher de café de canela em pó, uma pitada de flor de sal, meia chávena de chá de coco ralado, 200 g de tâmaras descaroçadas, uma colher de chá de extrato de baunilha, uma colher de sopa de óleo de coco e duas colheres de sopa de água fria. Triture até obter uma massa homogénea.

Com as mãos molhadas, molde pequenas bolas e passe-as por coco ralado ou cacau em pó.

(Fonte: Blogue “Hoje Para o Jantar”)

Trufas de cacau e alfarroba (sem açúcar refinado)

Trufas de batata-doce, saudáveis e sem glúten

Num processador triture 120 g de amêndoa e 10 tâmaras descaroçadas. Entretanto adicione 500 g de puré de batata-doce, uma colher de sobremesa bem cheia de cacau em pó e uma colher de chá de canela em pó, misturando tudo muito bem.

Deite a massa num prato e leve ao frigorífico durante cerca de 15 minutos. Retire do frio, faça bolinhas e passe-as por coco ralado.

Guarde as trufas numa caixa hermeticamente fechada no frigorífico.

(Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

Trufas de batata-doce, saudáveis e sem glúten

Trufas de creme de amendoim

No processador de alimentos, triture 30 g de flocos de aveia e 70 g de frutos secos (ex. amêndoas, castanhas-de-caju ou amendoins). Junte 80 g de tâmaras descaroçadas, uma a uma, até estarem completamente trituradas e adicione, por fim, 120 g de creme de amendoim. Verifique se a consistência da massa permite fazer bolinhas; se necessário, acrescente mais creme.

Molde cerca de 22 bolinhas com um diâmetro de, aproximadamente, 2 cm.

Derreta 100 g de chocolate para culinária (70% de cacau) em banho‑maria.

Passe as bolinhas uma a uma pelo chocolate derretido e coloque‑as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Antes que o chocolate solidifique, salpique-o com amendoins
picados.

Leve ao frigorífico para solidificar.

(Fonte: livro "Receitas com Paixão")

trufasg

Trufas saudáveis de chocolate

Triture num processador de alimentos, 200 g de pasta de tâmaras biológicas, 75 g de amêndoa moída biológica, duas colheres de sopa de cacau cru em pó biológico Iswari, uma colher de sopa de manteiga de amêndoa biológica, duas colheres de sopa de óleo de coco biológico. Certifique-se que obtém uma massa homogénea. Molde a massa em formato de trufas; passe algumas por cacau cru em pó, outras por coco ralado e outras com bagas de goji. Leve ao frigorífico durante uma hora.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?")

Trufas saudáveis de cacau

Trufas de chocolate com licor de avelã

Levamos um tacho ao lume com 200 g de natas e um pouco de sal, assim que aqueceram o suficiente sem deixar ferver, retiramos do lume. Juntamos 250 g de chocolate negro (70% de cacau) partido em pedacinhos, 70 g de açúcar em pó, 50 g de manteiga à temperatura ambiente e duas colheres de sopa de licor de avelãs. Mexemos até que o chocolate derreta por completo e consigamos uma mistura homogénea.

Deixamos que arrefeça, tampamos com filme aderente e só depois de arrefecido, levamos ao frigorífico cerca de cinco horas para que ganhe consistência e o possamos moldar com as mãos. O ideal será deixar no frio de véspera.

Antes de começarmos a moldar as nossas trufas, levamos uma frigideira ao lume e torramos ligeiramente uma mão-cheia de avelãs em lume brando para não queimaram. Reservamos.

Quando a mistura do chocolate atingir a consistência pretendida, retiramos com uma colher de sobremesa pequenas porções e com as mãos polvilhadas de cacau moldamos pequenas bolas, colocando no meio de cada uma, uma avelã, de seguida fechamos e voltamos a dar a forma de bola. Passamos por cacau e dispomos no recipiente de servir. Repetir esta operação até terminar a massa das trufas.

Levar ao frio até à altura de servir.

(Fonte: Blogue “Cozinha[daduxa]”)

Trufas de Chocolate com Licor de Avelãs

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.