“1920” é o nome do éclair comemorativo que nasceu como homenagem às duas empresas que assinalam este ano o seu centenário, a conserveira Pinhais e a Leitaria da Quinta do Passo.
Há quem se perca pelas fofas panquecas e há quem prefira a delicadeza de um bom crepe, pronto para ser recheado. Gostos não se discutem, mas que estes crepes são divinais, sem dúvida.
A evolução das técnicas de cozinha encontrou diferentes soluções para alimentos de sempre, como os ovos, as batatas ou as cebolas. Não obstante, há dicas para bem cuidar e cozinhar os alimentos que são intemporais. É tão simples obter dos ingredientes o melhor que nos podem dar à mesa.
A equipa de enologia do Douro da Sogrape decidiu adiar a comercialização das garrafas de 75 cl de Barca-Velha 2011 após operação de rearrolhamento recentemente efetuada. Não foi avançada nova data para o lançamento no mercado deste histórico entre os vinhos nacionais.
O ano de 2020 ficará como uma fronteira entre A.C. e D.C. Um C que, neste caso, não é de Cristo, mas de COVID-19. Entre as muitas realidades que sofreram alteração nas nossas vidas, encontra-se o take away. Com este, a oportunidade de negócio para restaurantes e a democratização no acesso a experiên
Próximo a Monforte, o Torre de Palma Wine Hotel sugere, entre 30 de outubro e 15 de novembro, um magusto que alia castanhas assadas, vinhos de produção própria e um menu especial com a assinatura do chefe de cozinha Filipe Ramalho.
Com a pandemia a arredar a Festa da Castanha, em Vinhais, do convívio público, o certame assume este ano formato digital. Não obstante, decorre um fim de semana gastronómico, com vouchers que habilitam a estadas na região.
Frente ao Tejo nasceu o novo maat Café. Numa carta para diferentes momentos do dia, destacam-se os brunchs. A partir de um consumo de 15 euros, os clientes obtêm bilhete para o maat, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, vizinho do novo café.
Portugal conta muitas histórias de empreendedores à escala local. João, Sílvio, Samantha, Rui, Fernanda, nomes comuns que André Leonardo, autor do livro “Faz Acontecer – Portugal”, resgatou do anonimato em dez narrativas inspiradoras. Um livro que viaja ao país longe das startups tecnológicas. Há ag
São doces singelos, feitos de gestos pacientes e com uma grande carga de amor. Temos uma afeição especial pelos bolos e pudins da avó. E, como sabe bem revisitá-los. Há memórias que são um amparo.
O ator brasileiro Ronan Horta leva a Lisboa o evento multicultural “Oh! Sorte em Movimento”. No “jantarte experience”, a 22 de outubro, será possível assistir a um conjunto de mostras artísticas, desde cinema, poesia, artes plásticas e música, enquanto se janta.
Tal como em edições anteriores, o “Guia Popular de Vinhos 2021”, obra assinada pelo provador profissional Aníbal José Coutinho, apresenta ao leitor centenas de vinhos nacionais, em diferentes segmentos e a preços acessíveis.
De 23 a 25 de outubro, a iniciativa “Vinhos de Portugal” assume-se como a maior sala de provas de vinhos online. O evento reúne mais de 60 conversas com a presença de produtores e críticos de vinhos portugueses e brasileiros. Não faltarão provas comentadas e vinhos a preços promocionais.
Pelo oitavo ano, os apaixonados por cervejas artesanais poderão submeter as suas criações ao escrutínio do júri do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. A iniciativa tem catapultado do anonimato as cervejas vencedoras.
À carta habitual do Vogue Café Porto, junta-se a inspiração que chega das passerelles de Miguel Vieira. Para assinalar a 47ª edição do Portugal Fashion, que decorre no Porto, o designer criou cocktails exclusivos.
A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, com todos os desafios que o tema implica. Num desafio à população, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa lança um quiz à nossa literacia alimentar. Os participantes candidatam-se a “voucher de nutrição surpresa”.
Produtores de vinhos dos concelhos minhotas de Monção e Melgaço participam na terceira edição de The White Experience. A iniciativa, a 24 e 25 de outubro, para além dos vinhos em prova e venda nas quintas, acrescenta ao programa “provas temáticas” no Museu e no Solar do Alvarinho, em Monção e Melgaç
Marlene Vieira tem restaurante novo. Em agosto deste ano, a chefe de cozinha rasteirou a pandemia e abriu a sua nova casa de comeres à beira Tejo. Na Lisboa histórica nasceu o Zunzum Gastrobar. O ingrediente é 100% português. As técnicas de confeção e as receitas fazem justiça ao nome do restaurante
Há quem lhe trace a origem centenária na Índia, outros no Brasil. Como certo temos o berço da sericaia na doçaria conventual alentejana. Desde setembro, a Sericaia Gourmet é também uma doce tentação embalada para todo o país através do canal online.
Depois de no passado verão, o lisboeta Palácio Fronteira reabrir os seus jardins centenários à visita do público, os meses de outubro a dezembro marcam o regresso dos passeios temáticos àquele edificado do século XVII.
Em 2021, a capital vai contar com um novo espaço que fará ligação direta entre produtores, clientes e restauração com sabor português. A Praça vai nascer no Hub Criativo do Beato, unindo dois edifícios daquela estrutura. Perto de 1700 m2 que apresentação comércio, serviços e centenas de produtos por
Enchidos, carnes várias, couve, cenoura, batata, o cozido à portuguesa é prato substancial que ganha protagonismo chegados os meses de outono e inverno. Agora, aos domingos, as travessas de cozido chegam à mesa do restaurante Pure, em Oeiras.
Tomates e pimentos transformados em “atum”, cenouras em “salmão", cogumelos em “vieiras”. Não é a magia, trata-se da mestria da chefe de cozinha nipónica iina que no livro que chega agora a Portugal revela o potencial do sushi na cozinha vegan. Um livro não só de receitas, também com dicas sobre ali