Esta é uma história com 60 anos. Uma boa história há que acrescentar. A de uma empreendedora, a Aninhas Peixeira que, sem saber ler e escrever, deu nome a um restaurante que perdura ainda hoje. Em Peso da Régua, o Manel da Aninhas mantém comeres regionais, como o bacalhau no fogo, o cabrito assado n
No Oriente são consumidas há milhares de anos. O Ocidente descobriu-as recentemente e acolheu as bagas de goji, calorosamente, como aquele familiar afastado, que não aparecia há muito. São-lhe atribuídos efeitos anti envelhecimento e anti inflamatórios. Aqui trazemos cinco exemplos de como as pode c
Boas notícias para quem não passa sem uma boa sapateira no prato. Os restaurantes da Praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, estão de portas abertas até 7 de outubro para o Festival dedicado àquele marisco. Pode comer quanto quiser pagando 18,50 euros.
O Food & Nutrition Awards vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação com uma conferência subordinada ao tema “Alimentação do Futuro”, a 16 de outubro no Mercado da Ribeira, em Lisboa. No mesmo dia serão anunciados os projetos vencedores dos prémios sobre inovação e práticas saudáveis.
Lisboa tem uma nova SÁLA de jantar, a do chefe João Sá, um cozinheiro apaixonado pelos ingredientes, pela sua sazonalidade e pela gastronomia portuguesa. Ao ritmo das estações, com o espírito de “farm to table”, esta casa abre portas na Rua dos Bacalhoeiros.
Nasceu da paixão de mãe e filha pela cozinha italiana, embora de olhos postos na mesa portuguesa. O restaurante Irriverente abriu as portas no número 88 da Rua da Boavista, em Lisboa, num edifício histórico que começou por ser o Palácio Marquês de Sampaio.
A receita é irrecusável: um centenário clube privado, vista sobre o Tejo, jazz ao vivo e um brunch de sábado. A proposta chega-nos do Grémio Literário, um dos mais bem guardados segredos da capital, em pleno Chiado.
É visto como um dos parentes pobres das nossas cozinhas. E, no entanto, é uma das mais ricas, nutritivas e saudáveis proteínas vegetais. Para mais, adapta-se a quase todas as confeções culinárias. Deixamos seis exemplos disso mesmo.
Em Lisboa a cozinha exótica e sensitiva do Libano tem agora lugar cativo na Rua de São Paulo. Uma parceria entre o chefe português José Avillez e o libanês Joe Barza resulta no restaurante ZA’ATAR. Carta pensada para unir os comensais e receber calorosamente com a cozinha do Médio Oriente.
Panelas com mais de 100 quilos, forno de duas toneladas, espetos majestosos, o novo restaurante do chefe com uma estrela Michelin, Alexandre Silva, não é para brincadeiras. FOGO abre no início de 2019 e promete novos patamares para a tradição portuguesa de cozinhar sobre brasas.
Durante um mês, de 4 de outubro a 4 de novembro, decorre mais uma Rota do Petisco no Algarve. Uma festa que este 2018 bate um recorde: 277 estabelecimentos distribuídos por 13 concelhos.
Estamos a oferecer quatro jogos de tabuleiro “Arraial”. Criação 100% nacional, com chancela da MEBO Games. Um desafio à nossa capacidade de conquistar, sobre o tabuleiro, uma mão cheia de amigos para alegrar a festa.
Aquele que é o mais antigo Festival de Gastronomia em Portugal, o de Santarém, estará de volta à Casa do Campino de 26 de outubro a 4 de novembro. Em 2018 o certame vai dedicar a temática ao azeite.
Bica, cimbalino ou expresso, seja qual for o termo que lhe associemos, o café é hábito diário dos portugueses. Consumimos, per capita, mais de cinco quilos anuais, longe dos 12 quilos dos finlandeses. Para dar mostra da importância desta bebida a Associação Industrial e Comercial do Café lançou o li
A 6 de outubro regressa a Grândola o evento “Pão com…Pão”, a mostra que dá a conhecer não só este alimento tão arreigado ao Alentejo, como a pastelaria e doçaria à base da massa do pão.
Salada não tem de rimar com salgalhada e para fazer justiça ao nome a Delidelux Avenida, espaço delicatessen em Lisboa, aposta em combinações clássicas e arrojadas. Saladas para consumir no restaurante ou para levar para casa. Sugestões com mão do chefe de cozinha Luís Gaspar.
Por cada minuto que fecha a torneira, entre atividades com água, poupa entre 5 a 12 litros do precioso líquido. Em si o número é motivo de espanto. Mais, quando sabemos tratar-se de um bem escasso. No Dia Nacional da Água, dez dicas para a poupar. Todas elas estão nas nossas mãos.
“Se não pode ir a Munique, a Fábrica Nortada traz até si o maior festival de cerveja do mundo”. Este é o lema da festa cervejeira que de, 2 a 14 de outubro, a portuense casa de labor artesanal nos promete, com muita cerveja, concertos, música ambiente tradicional alemã.
No século XVI o Mundo redescobria-se e redefinia os seus limites. Portugal não era alheio a esta dinâmica e permutava globalmente. Desse passado ficou um rasto perdurante, também na miscigenação culinária. Em Lisboa, o restaurante Geographia dá-nos mesa deste comer global. Uma história que abre com
Sabe, realmente, quais as necessidades de água diárias? No que difere uma água mineral de uma água preparada ou de abastecimento? Esta é uma conversa esclarecida com a nutricionista Elsa Feliciano que nos deixa alguns alertas: mais consumo de água, menos refrigerantes, mais informação e também um ac
O lançamento de um novo livro de Gabriela Oliveira, jornalista convertida à causa vegetariana, é sempre um bom pretexto para extrapolarmos conversa para outras dimensões do fenómeno alimentar. “Cozinha Vegetariana à Portuguesa” dá-nos esse argumento e a conversa extravasa para a responsabilidade das
Bacalhau, camarão, sapateira e atum estão entre os ingredientes que compõem as cinco novidades à mesa do Quiosque Ribadouro, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Ao elenco de novas saldas e torricados inspirados no mar, junta-se o pequeno-almoço demorado, servido até às 11h00.
Boas notícias a norte para os apreciadores do petisco. Até 20 de outubro decorre no Minho mais uma edição do Verde Cool. Quarenta e cinco espaços de restauração apresentam petisco mais copo de vinho verde a três euros.