Até outubro, a esplanada Um Elétrico Chamado Tágide, em Lisboa, apresenta aos sábados um novo brunch em duas versões. Frutas, baos, croquetes, vinho, estão entre as sugestões destas refeições para partilha.
A lula rivaliza com o polvo e com o choco no que respeita aos nossos amores por moluscos marinhos. Aqui, trazemo-la desde a preparação rápida, no micro-ondas, até uma deliciosa lula recheada com vegetais. Não falta a versão picante, com alhinho.
Estamos a oferecer três exemplares de um livro que nos traz 253 anedotas “secas”, como sublinham os autores, uma para cada dia útil do ano e com um trio de temas em comum: Profissões, Escola e Animais.
Para assinalar o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, a 3 de julho, a Quercus promove uma Campanha intitulada “Bacalhau com todos, foi você que pediu?”. Iniciativa que revela o drama da poluição por plástico, um problema à escala global.
É na Serra do Mendro, junto à Vidigueira, que a Herdade Aldeia de Cima empreendeu um projeto de plantação de vinha em altitude, a mais de 400 metros. A Vinha dos Alfaiates nasce com uma afirmação, a de ser “a primeira plantada em patamares no Alentejo”, tal como se faz no Douro.
É no Jardim da Alameda que, em Faro, se celebra a arte e sabor da cerveja artesanal. Perto de 30 cervejeiros e 140 referências de cerveja, vão estar à prova de 4 a 6 de julho na Alameda Beer Fest, no Algarve.
Estamos a oferecer três exemplares de “Animais que ficaram para a história”, livro que nos traz dezenas de estórias com feitos e aventuras de alguns dos mais notáveis companheiros domésticos dos humanos.
Para a História, Afonso II ficou apadrinhado com o cognome "O Gordo". Em Lisboa, próximo da Sé, há um restaurante que homenageia o monarca. Fá-lo num espaço que foi cavalariça do Marquês de Pombal. D. Afonso O Gordo faz uma homenagem à portugalidade à mesa e sublinha-a com Fado.
Comprou uma sapateira e quer tê-la com um recheio delicioso? E, porque não, uns camarões com um molho de maionese? Deixamos, aqui, quatro sugestões, incluindo amêijoas à marinheira e umas gambas de polme estaladiça.
Conheceram-se em 2007. Casaram-se e escolheram Portugal para o seu negócio de bacalhau. Compram-no a pescadores do norte da Noruega. Em Portugal, o fiel amigo comercializado por Oyvind e Katrine tem casa para prova, o restaurante Olhó Bacalhau. A carta conta com assinatura do chefe Luís Gaspar.
A Praia da Vagueira, no concelho de Vagos, recebe um festival gastronómico com um cartaz repleto de chefes de cozinha nacionais e estrangeiros, apresentações culinárias e debates. Uma festa com nome, Vagos Sensation Gourmet, e com data marcada, de 5 a 7 de julho.
É com Francisco Cruz, mariscador profissional algarvio, que entramos nas águas frias e revoltas do Atlântico. Chico, como é conhecido localmente, fala de uma labuta árdua à cata de percebes. “No corpo tenho água salgada ao invés de sangue”, confidencia.
A 29 e 30 de junho, uma ida a Carcavelos pode significar mais do que praia. O campus da Nova School of Business and Economics, recebe uma nova edição do Adegga Festival. À prova vão perto de 400 vinhos e os petiscos do chefe de cozinha Joe Best.
Catorze marcas portuguesas de cerveja artesanal, representando mais de cem variedades da bebida, juntam-se em Braga, de 28 a 30 de junho, na Hopen Beer Fest. Não vai faltar a street food.
Pelo sétimo ano, a Confraria dos Enófilos do Alentejo reuniu-se para anunciar a atribuição dos prémios aos “Melhores Vinhos do Alentejo”. Em 2019, há três medalhas de ouro entre 114 vinhos a concurso.
A cidade do Porto recebe a 29 de junho, pela primeira vez, a "Hello Summer Wine Party". O brinde ao verão vai fazer-se no topo da Muralha Fernandina do século XIV, que alberga o Torreão. Uma festa vínica com mais de 200 referências à prova.
Cozinha japonesa, a brisa do mar e vista sobre a cidade do Funchal é a receita para a felicidade, entre 28 de junho e 26 de julho, às sextas feiras, na iniciativa “Sushi no Cais” no hotel The Cliff Bay.
Não é novidade a eficiência escandinava. Do facto faz prova a doceira Frida Skattberg no seu livro “Bolos de Luxo”. A autora propõe-nos 70 bolos partindo de apenas três receitas de base. Um livro que nasce de um dos blogues de maior sucesso na Escandinávia.
Podemos não arriscar pronunciar, mas todos recordamos o Eyjafjallajökull, o vulcão que enlouqueceu a aviação mundial. A Islândia foi notícia. Como também o é, recentemente, a propósito de outra estrela global, o iogurte skyr. Com ele cavalgou o sucesso um islandês. Siggi Hilmarsson conquistou a Amér
Todos lhe conhecemos o sentido de humor singular e os lenços garridos ao pescoço. Matt Preston tornou-se famoso como jurado do Masterchef Austrália. Em setembro visita Portugal para promover o seu novo livro. Na capital portuguesa, Matt promete provar o caldo verde e avaliar o marisco português.
Uma das esplanadas mais cobiçadas de Cascais, a do Farol Hotel, acolhe a 30 de junho mais uma sunset party. Um fim de tarde com vista sobre o Atlântico.
O bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, ganhou um novo restaurante. Os proprietários preferem chamar de casa ao Memoria. Um cantinho italiano que, num elenco de propostas clássico, junta alguns pratos menos óbvios como o coelho estufado e os raviolis com figo.
Singapura acolheu este 2019 a gala de anúncio da “The World’s 50 Best Restaurants”. Na tabela, encabeçada pelo restaurante francês Mirazu, há um representante português. O Belcanto, duas estrelas Michelin, de José Avillez, surge na 42ª posição.
Os sabores do Alentejo contam com um novo embaixador em Lisboa. O Frade, restaurante de cunho familiar, quer recuperar o espírito das tradicionais tabernas, embora adaptando-o a uma cozinha contemporânea. A casa produz o seu próprio vinho de talha DOC que chega da herdade da família em Beja.