Ao receber o New York Wild Film Festival, o Jardim Zoológico insere-se num projeto mundial de sensibilização para a conservação da natureza através da projeção de nove curtas-metragens no auditório que pretendem incentivar os participantes a explorar, descobrir e proteger o planeta.

Reconhecido pelos documentários sobre a exploração, aventura, vida selvagem, conservação e ambiente que exibe anualmente, este Festival apresenta-se como uma plataforma que promove a consciencialização e fornece ferramentas para a atuação individual em prol da conservação da natureza.

new york
new york Tigre-de-Sumatra.

Uma festa das curtas-metragens, a 6 de julho (com início às 18h00) que acontece em paralelo com a cimeira Glex Summit, que decorre na capital até 5 de julho, acolhendo uma elite de cientistas, especialistas e os mais influentes exploradores do mundo, da arqueologia à exploração espacial, passando pelo fundo dos oceanos, na linha da frente da conservação do Planeta.

A entrada no festival de cinema é gratuita, embora limitada ao espaço do auditório.

Para os interessados, fica a lista dos filmes que estarão em exibição:

Un Dia En El Parque
Diego Porral, Espanha, 4 minutos
Em “Um Dia no Parque”, somos convidados a entrar no monólogo de um avô que explica ao neto como é que “as coisas” costumavam ser, ou como deveriam ser; e como são hoje.

Weightless
Jean-Baptiste Chandelier, France, 6 minutos
Vamos explorar os “céus” com o Jean-Baptiste Chandelier que nos vai levar numa viagem de cortar a respiração: dos Alpes Franceses até à costa da África do Sul, e das ilhas dos Açores às praias do Brasil.

The King’s Keeper
Thomas Rowell, USA, 12 minutos
Prahlad passou a maior parte da sua vida a trabalhar com elefantes em circos na Índia. Hoje é tratador num santuário de elefantes. Quando no Santuário, Prahalad Gajraj conhece Gajraj, um elefante de setenta anos que passou mais de metade da sua vida acorrentado, cresce em si a forte determinação de cuidar dele.

Tales of Light: Paradise in Peril
Abraham Joffe, Australia, 22 minutos
Através da captura de imagens deslumbrantes do fundo do mar, o fotografo marinho Shawn Heinrichs luta pela preservação da diversidade marinha, que atualmente se encontra em rápido declínio.

Remixing Madagascar
Drew Fulton, USA, 9 minutos
“Remixing Madagascar” segue o artista sonoro e biólogo acústico Ben Mirin numa expedição para gravar “as vozes da vida selvagem ameaçada”, em Madagáscar. Trabalhando com músicos e cientistas locais, Mirin transforma estas “vozes” em música original que celebra a biodiversidade e a conservação, de um dos locais ímpares do Planeta.

Owl Dance-off Part II
Megan Lorenz, USA, 2 minutos
O fotografo de vida selvagem Megan Lorenz volta à Florida para filmar a Coruja-buraqueira (Athene cunicularia). Após ter presenciado algumas “danças” peculiares na visita em 2014, que levou ao vídeo original “Owl Dance-Off”, Megan conseguiu agora captar essas manifestações num grupo de corujas.

Adaptation Bangladesh: Sea Level Rise
Justin DeShields, USA, 12 minutos
Numa altura em que as conversas sobre o clima são pautadas por uma corrente catastrófica, em todo o mundo são diariamente testados métodos adaptativos de forma a criar soluções para as rápidas alterações climáticas que se fazem sentir. “Adaptation Bangladesh”  é uma curta-metragem que analisa a forma como os agricultores estão a lidar com o aumento do nível da água do mar, vendo estas técnicas de adaptação como um importante legado para a sobrevivência e prosperidade num Planeta em mudança.

Dedicate: Diving Free
Shams, Alex Aimard, Norwar, 8 minutos
Jacques de Vos é um fotografo marinho que passa a maioria do seu tempo livre a mergulhar com orcas. Ajudado pela sua equipa, este Sul Africano tornou-se num especialista a encontrar estas extraordinárias criaturas no oceano.
 
Dave Matthews + Retiti Elephant Sanctuary
Ami Vitale, USA, 4 minutos
Nada nos prepara para a curiosidade exploratória de uma cria de elefante, nem para a dolorosa história de como cada órfão chegou ao Reteti Elephant Sanctuary, no Quénia. Reteti é o primeiro santuário de elefantes órfãos em África, que pertence e é dirigido pela comunidade local. O fotografo de renome Ami Vitale, o interprete e guitarrista Dave Matthews e a Conservational International, uniram-se para tomar uma posição pelos elefantes e por uma conservação baseada na comunidade.