Para a nova carta do restaurante Largo do Paço, Tiago Bonito propõe-nos uma viagem transversal a diferentes regiões do país, mais especificamente, aos produtos que definem essas mesas, assim como a ingredientes internacionais.

Na ementa de verão do Largo do Paço, com dois menus de degustação (“Caminhos” e “Identidade”), assim como serviço à carta, vamos encontrar, entre outras, referências algarvias, mas também transmontanas. Isto pela mão de um chefe de cozinha nascido em Carapinheira do Campo, no concelho de Montemor-o-Velho, na Beira Litoral.

Carabinero, abacate, coral e kalamasi; Pato, foi gras de ganso, beterraba e maçã; Lírio de caviar, dashi de algas e champanhe; Pregado, gamba do Algarve, aipo e molho fumado ou Vitela Barrosã, alcachofra, alho francês e cogumelo fermentado, são alguns dos destaques na Casa da Calçada para a presente temporada estival.

Tiago Bonito descreve da seguinte forma a sua cozinha: “A minha comida é mar e fogo. É fumeiro, eucalipto, pinheiro e videira. Sabores que conheço e transporto para os pratos criando experiências que apelam a todos os sentidos”.

De acordo com aquele que foi o “Chef Cozinheiro do Ano”, em 2011, “trabalhamos diariamente para provar que é possível trazer para a alta cozinha a tradição, a riqueza, a cultura e os sabores do nosso país. Sentimo-nos realizados quando conseguimos despertar, num cliente, lembranças antigas, do seu quotidiano e da sua história e vivências, através de pratos inovadores, provocadores e criativos”.

Ainda para Tiago Bonito, “o nosso segredo reside no respeito por este receituário tradicional, nos produtos locais e da época, no uso das mais inovadoras técnicas e, claro, na criatividade que colocamos em cada prato”, acrescenta.

Em 2017, com 30 anos, Tiago Bonito trocou Lisboa por Amarante, depois de um percurso feito em espaços como o Lisboeta, o antigo restaurante da Pousada Lisboa, mais tarde dando lugar ao Rib Beef & Wine.

Largo do Paço

Casa da Calçada, 6 Amarante

Horário: De terça a sábado, aos jantares (19h30 – 22h00). Encerra ao domingo e segunda-feira. Menus servidos até às 21h30.

Contactos: Tel. 255 410 830; E-mail reservas@casadacalcada.com

Recorde-se que o Largo do Paço renovou, em 2019, a Estrela Michelin e integra a lista “Wine Tourism in Portugal” (Tripadvisor). Foi distinguido com um garfo de ouro (Boa Cama Boa Mesa); e com dois Sóis (Guia Repsol).

O menu “Caminhos”, mais clássico, orça os 110,00 euros sem vinhos incluídos. Estes acrescem 55,00 euros à ementa.  Já o menu “Identidade”, numa homenagem de Tiago à nova identidade e caminhos na cozinha, custa 125,00 euros, acrescendo 65,00 euros com os vinhos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.